propaganda

INVESTIMENTO /

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Você sabe a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco? Confira cinco vantagens de ser um cooperado

A Instituição de crédito é reconhecida por ofertar condições mais competitivas, contribuindo por maior justiça financeira no mercado brasileiro


Internet
Imagem de Capa
Da Redação

Primavera do Leste possui quatro cooperativas de crédito e neste cenário, as instituições financeiras cooperativistas se destacam, pois é notório que estas buscam o desenvolvimento do local onde estão. O desenvolvimento da região é um dos aspectos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito.

Como exemplo, podemos citar os inúmeros eventos que recebem fomento por parte das cooperativas, além disso há também a adesão a projetos e a mudança de cenários urbanos da cidade. A Avenida Cuiabá é um ponto da cidade em que podemos notar a intervenção direta das cooperativas Sicredi e Primacredi. Canteiros centrais foram revitalizados dando uma nova imagem para cidade.

Mas, qual é a importância e o diferencial de uma cooperativa? Além de representar um sistema que estimula o desenvolvimento social e econômico de toda a comunidade, oferece linhas de crédito acessíveis a empreendedores e trabalhadores e ainda uma espécie de divisão de resultados entre todos os cooperados, um propósito diferente dos bancos tradicionais.

 

1. Retorno das sobras entre os cooperados

As cooperativas são instituições sem fins lucrativos, o que significa que todas as receitas obtidas são utilizadas para o pagamento dos custos relacionados a estrutura e funcionários. O que sobra desse valor retorna para os cooperados no fim do ano, de acordo com as movimentações de cada um. Quanto mais serviços utilizados maior será essa participação. Na prática, todos são sócios da cooperativa. Essa é uma maneira de fazer com que o dinheiro retorne e continue a ser investido na comunidade. Na empresa, além do retorno das sobras, os cooperados também participam de votações e de importantes questões referentes às cooperativas.

 

2.Taxas especiais e linhas de crédito atrativas

As cooperativas conseguem oferecer para o público linhas de crédito com taxas de juros abaixo da média de mercado, que colaboram para a realização dos sonhos de cada cooperado e também para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, por exemplo. As cooperativas acabam sendo uma opção para pessoas que não conseguem taxas especiais e linhas de crédito em outras instituições financeiras, já que oferecem diversas oportunidades de investimentos, previdência, cartões, seguros, consórcios, emissão de boletos, folha de pagamento, entre outros serviços, e seus cooperados não pagam taxa de manutenção de conta, por exemplo.

 

3. Educação financeira

As cooperativas buscam oferecer as melhores opções para seus associados e para isso também realizam investimentos em educação financeira, com cursos, palestras e treinamentos presenciais e à distância sobre o assunto. Além disso, também há um trabalho com as escolas para levar educação financeira a crianças e adolescentes, eventos culturais, além de outros programas sociais e educacionais.

 

4.Proximidade com a comunidade

O trabalho das cooperativas de crédito colabora de maneira especial para o desenvolvimento de comunidades e bairros específicos, uma vez que o dinheiro investido retorna à comunidade e sua economia local, seja por meio do investimento das sobras ou da realização de atividades educacionais, mas principalmente pelo estímulo à geração de negócios, empregos e renda. Essa é a chamada economia colaborativa, em que o cooperado, a cooperativa e toda a comunidade se ajudam e crescem juntos.

 

5. Atendimento personalizado

Pela proximidade com a comunidade, essas instituições financeiras oferecem um atendimento mais personalizado e próximo à população. O objetivo é especialmente entender as necessidades e quais os serviços e produtos mais adequados a cada pessoa. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz