DEBATE /

Terça-feira, 12 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Subtituição de árvores ainda é debate em Primavera do Leste

Em pesquisa feita pelo O Diário, 76,6% se manifesta a favor da revitalização


Imagem de Capa
Da Redação

Desde o ano passado, quando algumas Flamboyant começaram a cair na Avenida Porto Alegre, devido ao tempo de vida – cerca de 30 anos –, o Poder Executivo anunciou que faria revitalização das árvores nas principais vias. Além de oferecer riscos de vida, esta espécie causa problemas como danificação na calçada e pavimento. Parte da população se manifesta a favor e outra contra a substituição.

A revitalização dos canteiros centrais é realizada nas avenidas Porto Alegre, Campo Grande e Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a retirada das árvores se faz necessária para a segurança de todos.

Em fevereiro, quando iniciou o processo de revitalização da Avenida Cuiabá, foram retiradas as árvores antigas e substituídas por Palmeiras. A maior parte da população discordou deste tipo de espécie pelo fato de não oferecer sombra como as anteriores.

O prefeito Leonardo Bortolin, em vídeo divulgado nesta segunda-feira (11) nas redes sociais, explicou que metade da via já possui este tipo de espécie e por isto foi seguido o plantio, com o intuito de dar sequência às Palmeiras.

Na Avenida Campo Grande a revitalização ainda está em processo, no entanto, não foi necessária a retirada de nenhuma árvore devido ao fato destas já serem de uma espécie ciclo maior de vida e que não trazem danos ao pavimento.

Já na Avenida Porto Alegre, que começou o processo de revitalização recentemente, serão retiradas o restante das Flamboyant e o Poder Executivo irá plantar outra espécie que possui ciclo maior de vida, além de oferecer sombra.

A Praça Matriz, que possui mais de 30 anos, passará pela primeira grande obra e será investido R$ 1,9 milhão. As árvores que hoje estão no local também danificam o pavimento e calçada, por isso também serão substituídas.

“Hoje é uma questão técnica e necessária. As árvores estão defeituosas, doentes e com sérios riscos de cair”, diz o secretário de Meio Ambiente Henrique Amaral.  “A revitalização será com espécies adequadas para sombreamento da avenida com segurança”, complementa o prefeito.

Bortolin salienta que toda obra gera transtorno, mas afirma que quando estiver pronta trará benefícios para a população, por isso pede a compreensão de todos. Em quase dois anos de gestão, o Poder Executivo plantou mais 2.500 árvores em Primavera do Leste.

 

VEREADOR É CONTRA RETIRADA DE ÁRVORES

O vereador Luis Costa já se pronunciou diversas vezes contra a substituição das árvores em Primavera do Leste. O parlamentar deixa claro que é a favor da revitalização, no entanto, retirar diversas espécies é considerado por ele crime ambiental.

Nesta segunda (11) o parlamentar esteve na Praça Matriz para fiscalizar o processo de revitalização e se manifestou contrário à retirada das árvores, já que demorará anos para crescerem.

“Não sei dizer o sentimento que tenho ao ver essas árvores no chão. Todas estão sendo derrubadas e o que fazer? Por que não adaptar e preservar a história de Primavera do Leste?”, questiona.

 

MAIORIA QUE PARTICIPOU DE ENQUETE É A FAVOR DA REVITALIZAÇÃO

O Diário publicou uma enquete no site Clique F5 e perguntou se a população era a favor, contra ou não tem opinião sobre a revitalização. No período em que a pesquisa esteve ativa, mais de 300 pessoas votaram.

Ao total, foram 321 votos, sendo que 76,6% (246 votos) se posicionaram a favor da revitalização; 16,8% (54 votos) são contra; e 6,5% (21 votos) não tem opinião formada.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Eleitores de Mato Grosso voltarão às urnas após senadora ser cassada

TSE determinou o prazo inferior a 90 dias para novas eleições

Sine oferece 20 vagas de emprego para Primavera do Leste

O órgão está localizado na Rua Blumenau, 52 - Primavera I.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz