BALANÇO /

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Primavera do Leste sobe duas posições no ranking de exportações

Cidade se destaca e ocupa a terceira posição no ranking estadual, atrás apenas de Sorriso e Rondonópolis


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

A cidade de Primavera do Leste deixou para trás grandes municípios produtores como  Sinop, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio e aparece na terceira posição do Ranking Estadual em relação ao volume de exportações, duas posições acima da registrada no mês passado quando estava na quinta colocação. A informação é do Ministério da Economia, Indústria e Comércio Exterior, e referem-se ao período de janeiro a outubro de 2019.

Nos dez primeiros meses a cidade exportou o equivalente a US$ 818,13, o valor é 102,97% maior do que o volume exportado no mesmo período de 2018. No panorama nacional a cidade ocupa a 48ª posição.

O principal produto enviado para fora do Brasil continua sendo soja, representando 42% das exportações, o milho aparece na segunda posição com 37% e 16% representa tortas e outros resíduos.

A China (36%), Vietña (6,4%), Coreia do Sul (5,9%), Japão (5,6%) e Tailândia (4,8%), são os principais destinos da produção de Primavera do Leste.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura Henrique Amaral,  atualmente tudo o que é produzido em Primavera sai da cidade. “Hoje posso te garantir que 100% da produção agrícola sai da cidade, tem como destino o mercado interno nacional e também o exterior, os principais produtos exportados são: soja, milho e algodão, mas há também outros produtos e em breve teremos mais coisas para exportar”.

Na primeira posição do ranking estadual está a cidade de Sorriso e em segundo Rondonópolis.

 

POTENCIAL DE PRIMAVERA DO LESTE

Primavera do Leste foi citada como grande potência em exportação no estado, durante uma reunião na capital realizada em agosto de 2019, que apresentou o “Perfil das Exportações e Importações de Mato Grosso”, promovida pela Câmara Setorial Temática de Relações Internacionais (CST-RI) instaurada na Assembleia Legislativa. O encontro reuniu entidades ligadas ao setor do agronegócio, indústrias, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Tribunal de Contas, instituições de ensino e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o relatório da CST-RI, os maiores municípios exportadores no estado são: Rondonópolis (12,8%), Sorriso (10,1%), Cuiabá (10,1%), Nova Mutum (4,9%), Campo Novo do Parecis (4,8%), Primavera do Leste (4,7%) e Sapezal (4,1%).

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa de produção para 2019, em Primavera do Leste, é pelo menos 25% maior que em 2018. O município deve produzir 923.381 toneladas de soja, 972.982 toneladas de milho e 198.236 toneladas de algodão, números que devem colocar a cidade no topo da produção agrícola mais uma vez.

 

VOLUME DO ESTADO

O ministério de Indústria e Comércio divulgou os dados mensais referentes à exportação de soja em grãos em Mato Grosso, em outubro. De acordo com os registros, o Estado exportou 358,6 mil toneladas dos grãos no mês o que representa 27,41% menor quando comparado a outubro do ano passado. Essa redução ocorreu, principalmente, por uma menor demanda da China em consequência dos casos de peste suína no país. No entanto, quando o acumulado de janeiro a outubro de 2019 é comparado à média do acumulado dos últimos cinco anos, os embarques este ano apresentam uma alta de 17,11 %.

De acordo com o levantamento, a venda de “2,7 milhões de toneladas maior, registrando o 2º maior volume no acumulado para o período, gerou uma receita de US$ 6,5 bilhões de janeiro a outubro para o Estado mato-grossense. Esse recuo das embarcações no mês de outubro é comum, visto que resta pouca soja disponível no mercado nesta época e a maior parte do volume negociado é voltado para o mercado interno”, avalia o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), em seu boletim semanal, divulgado ontem.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

TCE aprova contas de Primavera do Leste referente a 2018, mas com ressalvas

Município registrou arrecadação menor do que prevista

Sine oferece 09 vagas de emprego para Primavera do Leste

O órgão está localizado na Rua Blumenau, 52 - Primavera I.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz