COVID-19 /

Terça-feira, 24 de Março de 2020, 07h:00

A | A | A

Primavera do Leste se destaca por ações de combate ao coronavírus

Atendimento por telefone evita a circulação de pessoas infectadas pelo COVID-19


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Há mais de uma semana a gestão pública de Primavera do Leste vem traçando estratégias para combate ao novo coronavírus. Desde o início da semana anterior, um canal de atendimento telefônico foi aberto para evitar que pessoas possivelmente infectadas procurassem unidades de saúde do município, com objetivo de conter o vírus. A medida ganhou repercussão em jornal de rede nacional, o Bom Dia Brasil, da rede Globo.

O atendimento funciona da seguinte forma: se um cidadão apresenta alguns sintomas do coronavírus (Nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade para respirar) basta ligar para 0800 647 2479 ou (66) 9 9693 3054 ou (66) 9 9717 2788 e seguir as orientações repassadas pelo profissional da saúde que atendê-lo.

Para os casos mais graves, uma equipe se desloca até a casa do paciente. Se for necessário, a pessoa é encaminhada para o posto de saúde do Poncho Verde, que está funcionando, temporariamente, como unidade sentinela.

O prefeito Léo Bortolin explica que essas medidas foram tomadas imediatamente, prevendo que - assim como em outros lugares do país e do mundo - a situação pudesse sair fora do controle. “Também agimos sempre pautados nas recomendações do Ministério da Saúde e do governo Estadual”, diz Bortolin.

A Secretária de Saúde, Laura Kelly, observa que esta forma de trabalhar, até o momento, está sendo bastante eficaz no município. Passa de 100 o número de ligações por dia. Muitos ligam para tirar dúvidas sobre o COVID-19 e outros para comunicar a Secretaria sobre casos suspeitos. “Assim diminui o fluxo de pessoas contaminadas circulando na cidade”.

 Até o último boletim divulgado pala Coordenação de Vigilância Epidemiológica, segunda-feira (23) às 15h, o número de casos suspeitos na cidade era de 15, 0 confirmados, 10 em investigação e 5 descartados. Todos os casos ainda em investigação são mantidos em isolamento e são acompanhados pela Secretaria de Saúde.

 OUTRAS MEDIDAS DECRETADAS PELA PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE (até dia 20 de março)

 Estão suspensos:

 - o funcionamento de casas noturnas e salões de festas

- reuniões em templos religiosos, cultos e missas

- academias e clubes

- velórios com número superior a 15 pessoas

- feiras que não sejam exclusivamente de alimentos

- circo e parque de diversões

- atividades da rodoviária (proibido o desembarque de passageiros na rodoviária ou em qualquer ponto da cidade)

- permanência de pessoas em bares, restaurantes, ambulantes, lanchonetes. Só está permitido venda no balcão ou entregas

- eventos realizados pela Prefeitura

- aglomerações em praças e parques

 

 Recomendações

 - Lotéricas e instituições bancárias: evitar aglomerações, com senhas do lado de fora do estabelecimento para evitar aglomeração

 - Ao comércio em geral está recomendado que evitem aglomerações, intensifique a higienização e funcionem apenas com metade dos funcionários, em regime de escala e sem filas com proximidade inferior a 2 metros

 - Os mercados devem permitir a entrada de apenas duas pessoas por caixa em funcionamento, sem gerar filas fora ou dentro do estabelecimento

 - Os hotéis deve utilizar 30% de sua capacidade, sem incluir os mensalistas. Não está permitido o uso de áreas comuns. E devem respeitar o prazo de quatro dias entre um hóspede e outro

 - Postos de combustível só podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h (exceto para veículos oficiais).

 

1 Comentário(s)
Aqui na empresa onde trabalho que tem mais 500 funcionários e não vão reduzir nem 20% . Mais de 7 ônibus rodando todos lotados.
enviado por: maria em 24/03/2020 às 15:11:48
0
 
0
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz