INFORME PUBLICITÁRIO /

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Parceria entre Sicoob Central Rondon e faculdade promove a educação cooperativista

A instituição, que tem entre suas mantenedoras o Sicoob Central Rondon, está com a primeira turma de Gestão de Cooperativas completando o primeiro ano e anuncia a abertura de novo processo seletivo para 2020


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

O crescimento do cooperativismo nos últimos anos tem contribuído não só com a atividade econômica, mas com áreas como a educação. Em Mato Grosso, a Faculdade do Cooperativismo (ICOOP) já oferece cursos de graduação e pós-graduação para quem deseja desenvolver atividades nesse campo. A instituição, que tem entre suas mantenedoras o Sicoob Central Rondon, está com a primeira turma de Gestão de Cooperativas completando o primeiro ano e anuncia a abertura de novo processo seletivo para 2020.

“A faculdade é uma iniciativa do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT) que data dos anos 80 e que passou a contar com o apoio de diversas filiadas pelo país. Aqui em Mato Grosso, temos o Sicoob Central Rondon como uma das sócias-mantenedoras e também beneficiadas, já que há colaboradores das agências cursando a faculdade e executando o que veem em sala de aula. A ideia é formar novos agentes do cooperativismo”, explica a diretora geral do ICOOP, Janete Dalabarba.

Carla Machado, coordenadora de extensão e pós-graduação do ICOOP, salienta que a Faculdade é a primeira aberta do cooperativismo do Brasil. “Significa que podem participar dos nossos cursos não só colaboradores e cooperados, mas qualquer pessoa. Ela é aberta à comunidade e nós temos a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e extensão”, destaca. Segundo ela, para facilitar o acesso o processo seletivo, que está aberto desde o dia 4 de novembro, será por agendamento. “Quem se interessar pode entrar no nosso site (www.icoop.edu.br) e escolher. Serão oito datas, do dia 14 de novembro até 30 de janeiro. E as provas podem ser agendadas das 8h às 20h”, informa.

A presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, ressalta que apoiar a educação cooperativista tem sido cada vez mais uma das missões do sistema em todo o país. “O cooperativismo vai além da questão financeira, há também a preocupação e investimento na educação. Temos levado este conceito aos nossos associados e colaboradores, visando estimulá-los a conhecer e saber mais de todas as vertentes do cooperativismo. O resultado disso será positivo ao mercado, com profissionais melhor capacitados e instituições qualificadas”, diz Aifa.

Ela conta que em Mato Grosso, nos últimos três anos, dobraram as vagas, mas houve uma grande dificuldade para encontrar candidatos aptos. “Temos necessidade de pessoas qualificadas e o grande problema durante a seleção é o desconhecimento do que é o cooperativismo. Passando por essa formação já elimina essa barreira. É um candidato quase que natural a uma vaga, porque é um processo que ele já conhece. Então, para nós é muito mais fácil quando a pessoa tem essa bagagem”, alerta a presidente.

Seletivo – As inscrições para o curso Tecnológico em Gestão de Cooperativas (turma 2020) serão abertas em 4 de novembro, no site do ICOOP. São oferecidas 40 vagas. As aulas terão início em 4 de fevereiro de 2020, com a duração de cinco semestres (dois anos e meio).

Para colaboradores de cooperativas, há a possibilidade de pleitear o financiamento de bolsas de estudos de até 75%, com o restante custeado pelo aluno. “É mais um incentivo para quem já tem algum contato com o sistema cooperativista. Entendemos isso como uma formação e preparação”, finaliza a diretora do ICOOP, Janete Dalabarba.

 

HISTÓRICO

Em 1973, mais de 160 cooperativas filiadas fundaram a OCB em Mato Grosso. Entre os anos de 1980 a 2000, a instituição atuou na formação e captação de parceiros e recursos para a criação e implantação de uma unidade voltada para o ensino no estado. Durante o Encontro Plurianual de Planejamento Estratégico da OCB/MT, em 2012, foi aprovada a criação de uma instituição de ensino superior cooperativista e em novembro de 2017, o ICOOP recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para atuar no mercado com a oferta de cursos técnicos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

TCE aprova contas de Primavera do Leste referente a 2018, mas com ressalvas

Município registrou arrecadação menor do que prevista

Sine oferece 09 vagas de emprego para Primavera do Leste

O órgão está localizado na Rua Blumenau, 52 - Primavera I.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz