SAÚDE /

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Mutirão contra a dengue deve ser realizado em Primavera

Secretaria de Meio Ambiente convocará voluntários para ajudar no combate ao mosquito


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Com a chegada das chuvas, os números de notificações de casos de dengue devem aumentar consideravelmente. Nesta semana um caso da doença foi confirmado, o paciente mora no Pioneiro. Em visitas realizadas em diversos bairros de Primavera do Leste, foram encontrados criadouros do mosquito. O bairro com mais incidência de criadouros foi o Padre Onesto Costa, onde foram encontrados oito, seguido do Centro (7), Castelândia (5), Tuiuiú (4), Primavera II (3), Buritis (2) e Primavera III (1).

Em reunião realizada pela Sala de Controle, criada para traçar estratégias de combate ao mosquito da dengue, realizada na última quarta-feira (09), foi levantada a preocupação dos números serem bem maiores, tendo em vista que há bairros que ainda não foram visitados pelas agentes da Vigilância Ambiental, devido baixo efetivo de profissional.

Pensando em realizar a eliminação de vários criadouros do mosquito da dengue de uma única vez, um mutirão deve ser realizado no próximo dia 19 de outubro, no Parque Eldorado, a partir das 13h, com saída no Corpo de Bombeiros. Além do combate à dengue, ação visa também o fechamento de suspiros de foças, que tem causado a proliferação de pernilongos e outros mosquitos.

De acordo com o Amarildo Jesus, coordenador da Defesa Civil, e presidente da Sala de Controle, o Parque Eldorado foi escolhido levando em consideração o grande número de suspiros de fossas abertos. “Somente neste bairro, em uma única passada por ruas, já encontramos oito fossas abertas. Também queremos realizar a visita nas casas, já que as agentes não conseguiram ainda fazer a cobertura do bairro”, frisou.

Para aumentar o número de voluntários, a Secretaria de Meio Ambiente pretende solicitar a ajuda de clubes de serviços, entidades e demais órgãos do município, a fim de promover uma ação constante de combate ao mosquito. “Queremos reunir o máximo de pessoas possíveis. O nosso objetivo é manter vigilância constante. Ou seja, se em um final de semana um grupo trabalhar, no outro final de semana será outro grupo, assim mantemos a nossa cidade limpa sempre”, disse o secretário Henrique Amaral, que ressaltou que em breve entrará em contato com os clubes de serviços. A população também está convocada a participar, seja no mutirão ou promovendo a limpeza de seus quintais e destinando o lixo nos locais adequados.

Outra ação que já se encontra em andamento é a limpeza de bueiros e meios fios da cidade. No início desta semana, a Secretaria de Infraestrutura promoveu a limpeza da Rua Blumenau, local onde há grande concentração de foco de mosquito.

 

DADOS ALARMANTES

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, referente de janeiro a agosto /2019, na cidade houveram 563 casos confirmados. A preocupação está no fato de que um novo de tipo de dengue circula no país, que é tipo 2, em que pessoas infectadas por subtipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais grave da doença.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Ex-marido é condenado e solto por matar mulher a tiros em Poxoréu

O crime foi cometido perto de um posto de combustível, quando Josiane voltava de um evento na companhia da irmã.

Sistema de coleta de lixo doméstico gera reclamações em Primavera do Leste

O município possui mais de 50 bairros e o serviço é feito de forma escalonada. Para agilizar o trabalho um gari passa antes e deixa os sacos na rua para facilitar a coleta, no entanto, até o período do caminhão passar, alguns lixos são danificados por animais ou veículos na via

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz