DENGUE /

Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 09h:36

A | A | A

Ministério da Saúde coloca Primavera do Leste em lista de “alerta”

O Ministério divulga esses dados para alertar as cidades para reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti


Imagem de Capa
Da Redação/ Com informações A Tribuna MT

O  primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde, coloca a cidade de Primavera do Leste  no nível de alerta com relação ao risco de surto para as doenças relacionadas ao mosquito, como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O Ministério da Saúde divulga esses dados para alertar as cidades que o sistema de vigilância e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti. Apesar de o dado ser preocupante, a situação do Município não é considerada tão crítica como a de outros municípios mato-grossenses, já que o Índice de Infestação Predial (IPP) está em 1,4%. No caso de alerta, os índices devem estar entre 1% a 3,9%.

Em outras cidades do estado, o índice alto fez com que os municípios fossem incluídos na lista de risco, como Cuiabá com IPP de 5,9% e Várzea Grande com IPP de 4,5%. Na região de Primavera do Leste , o município de Poxoréu é o que tem a situação mais grave, com IPP de 4,2%, ou seja, alto risco para surto de doenças provocadas pelo mosquito.

 

O LEVANTAMENTO

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Fé, atitude e esperança

A fé é a certeza e a confiança que se tem para se chegar à resolução através da crença, em geral, busca-se um ser superior, em geral relacionado a uma divindade

AMM entrega projeto de nova praça para Primavera do Leste

início da obra deve ocorrer ainda este mês, com previsão de conclusão em 240 dias.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz