propaganda

ALDEIAS /

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2012, 05h:00

A | A | A

Funai diz que Primavera não possui nenhuma aldeia indígena

Todas as aldeias estão fora dos limites do município e pertencem as cidades de Paranatinga, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim


Redação: Jaqueline Hatamoto
índios preferem Primavera do Leste para realizar suas compras

Em 2010, o Brasil contava com uma população de 191 milhões de habitantes, dos quais 91 milhões se classificaram como brancos (47,7%), 15 milhões como pretos (7,6%), 82 milhões como pardos (43,1%), 2 milhões como amarelos (1,1%) e 817 mil indígenas (0,4%). Vale ressaltar que a proporção de pessoas que se declararam indígenas em 2010 permanece nos mesmos patamares em relação a 2000, ou seja, representava 0,4%. Isto era o equivalente, em 2000, a 734.127 pessoas.
Em relação à situação do domicílio em 2000 eram 383.298 indígenas em áreas urbanas e 350.829 em áreas rurais. Em 2010, o número de indígenas em áreas urbanas caiu para 315.180 e, na área rural, aumentou para 502.783.
Para traçar um perfil populacional indígena em Primavera do Leste a equipe do Jornal o Diário e CliqueF5 entrou em contato com a Funai da cidade e fomos informados pela indigenista especializada do órgão que um levantamento está sendo realizado para traçar um perfil populacional dos índios da cidade, “estamos ainda nos organizando e realizando um levantamento mais aprofundado”- ressaltou Luana Finocchiaro.
A indigenista ainda ressaltou que nenhuma das terras indígenas na região de Primavera pertence a cidade todas estão fora dos limites do município, “as terras indígenas nas proximidades de Primavera pertencem aos municípios de Paranatinga, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, na verdade não tem nenhuma em Primavera do Leste”- destacou.
Segundo Luana o número de índios vistos na cidade pode ser explicado, “eles preferem vir a Primavera realizar suas compras do que ir para outros municípios, a maioria dos indígenas que vemos aqui são das aldeias Marechal Rondon e Sangradouro”- destacou.

1 Comentário(s)
Mais uma vez o grande problema da POPULAÇÃO indígena no Brasil é o orgão que deveria operar como um facilitador no suporte da população e o que não acontece.Primavera do Leste não é o unico que sofre nesta questão.Sabemos que a POPULAÇÃO INDÍGENA usam o sistema unico de saude(S.U.S) no municipio e também se utilizam dos recursos da SECRETARIA de SAUDE MINICIPAL. Claro que;todo cidadão esta amparado para esta tal utilazação,porem o Governo Federal não reconhece esta demanda e quem perde é o Municipio no repasse de verba FEDERAL.Ai vai a pergunta: Se a FUNAI tem todo este levantamento porque a mesma na buque adequar o municipio no repasse de recurso para suprir a deficiencia financeira!!
enviado por: paulo ribeiro em 16/08/2012 às 11:34:15
0
 
0
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto