MEIO AMBIENTE /

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 07h:00

A | A | A

Câmara Sustentável: Ação de limpeza da nascente recolhe mais de uma tonelada de lixo

A ação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidos pelo Legislativo


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

O governador Mauro Mendes solicitou na terça-feira (16) que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) avalie as medidas jurídicas necessárias para evitar o despejo das famílias que vivem no Distrito de Jarudore. Mendes determinou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para avaliar as medidas jurídicas necessárias para evitar o despejo das famílias. Uma decisão da Justiça Federal determinou a saída dos não indígenas das terras, que pertencem aos índios Bororos.

Preservar a natureza é preservar a vida. É com esse foco, que a Câmara Municipal de Primavera do Leste, realizou na manhã deste sábado (13), por meio de um trabalho conjunto entre entidades e órgãos, uma ação de limpeza da nascente, afluente do Córrego Traíra, localizada atrás do prédio do Legislativo. Mais de 1 tonelada de lixo foi retirada; entre plásticos, pneus, móveis e papelão.

A ação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Câmara, por meio do Projeto Câmara Sustentável, que visa difundir uma política socioambiental e promover a consciência coletiva, para um bem maior, o cuidado com o Meio Ambiente. Conforme o presidente da Casa de Lei, Paulo Márcio (DEM), foram recolhidos lixos que prejudicam a natureza, poluem o meio ambiente e traz sérios prejuízos a presente e futuras gerações. “O local estava tomado por lixos que são trazidos com a água da chuva e, por isso, surgiu à ideia desta iniciativa. As nascentes são patrimônio ambiental e precisamos preservá-las. Além disso, nosso objetivo é promover a consciência coletiva sobre como pequenos gestos fazem a diferença no nosso dia a dia; como armazenar e cuidar do nosso lixo”.

Para o vereador Juarez da Loretta (PDT) é com esse tipo de ação que se constrói uma sociedade melhor e com educação ambiental. “Precisamos sair da nossa zona de conforto e fazer a nossa parte, porque é por meio dessa consciência que o mundo muda e poderemos ter mais qualidade de vida”.  Na visão da vereadora Edna Mahnic (PT), é necessário proteger - “o que é nosso hoje e aquilo que será nosso no futuro, que serão para nossos filhos, netos e outras gerações.

O vereador Carlinhos Instrutor (PSC) lembrou que a limpeza da nascente, além de auxiliar o meio ambiente, tem o foco de sensibilizar e mobilizar a população a fim de promover a recuperação e preservação dos recursos hídricos. “Somos nós os responsáveis em conservar a nossa natureza que nos oferece tantas coisas necessárias para a sobrevivência”. De acordo com o parlamentar Luis Costa (PR) por meio do projeto Câmara Sustentável, aos poucos, o Legislativo, com as ações desenvolvidas atingirá a consciência coletiva. “Aos poucos vamos mudando o pensamento da comunidade e esse é o nosso foco. Precisamos ser cada dia mais cidadãos conscientes de nossa responsabilidade”.

Pela ótica do vereador Miley Alves (PV) é na prática que se tem a consciência do quanto o meio ambiente precisa de cuidado. “Precisamos, como poder público, fortalecer as ações de educação ambiental e a Câmara tem cumprindo o seu papel, mas também é necessário que haja o engajamento da população”. Com esse mesmo pensamento, a parlamentar Iva Viana (PDT) comentou que “o meio ambiente é vida e são ações como esta que mudam o amanhã”.

Parceiros

Para realizar a ação, a Câmara Municipal contou com parceiras de alguns órgãos e instituições que ficam localizados próximos ao prédio do Legislativo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Primavera do Leste, Naudi Rohr salientou que essa iniciativa do Legislativo de propor uma soma de esforços possibilita uma conscientização verdadeira do papel de cada cidadão.

A chefe da 44ª Ciretran, Lenice Freitas, compreende que este dia foi histórico.  “Em que foi possível agregar várias pessoas, em um trabalho voluntário, realizado em prol do desenvolvimento sustentável”. O comandante Allan Victor, que representou os bombeiros, reforçou que “o cuidado com a natureza deixa o meio ambiente mais forte e isso traz muitos benefícios e qualidade de vida a população”.

O presidente 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Darley Camargo comentou que se o cidadão não tiver a consciência da destinação correta do lixo, em poucos anos não haverá mais nascentes. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Henrique Amaral, esse momento é importante para “conclamar a população. Estamos em nome de algumas entidades, mas é necessário que a comunidade compreenda de fato que o meio ambiente sofre com nossos atos”.

Para Romualdo Povroznik, enquanto coordenador de Turismo, o incentivo a uma cidade limpa e um meio ambiente harmonizado proporciona mais desenvolvimento até mesmo econômico. Além desse foco, o tenete Felipe, que representou a Polícia Militar, lembrou que esse tipo de ação demonstra a responsabilidade de uma geração para as próximas. “Precisamos deixar um bom legado que proporcione qualidade de vida”.

Para o empresário Domingos Piconi, parceiro da ação, “as práticas ambientais devem estar presente no cotidiano de cada cidadão, pois a conscientização precisa criar raízes”.

Carolina Pelanda, gerente financeira do Sicredi, afirmou que a cooperativa apoia essa causa, por que compreende a responsabilidade social de auxiliar o meio ambiente e, consequentemente, o bem estar da comunidade. A atividade também envolveu plantio de mudas e, que na concepção do gerente da Politec, Emiliano, demonstra a preocupação dos envolvidos em fazer a diferença. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Atletas garantem 11 medalhas em Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu

Foram disputadas as categorias Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Adulto e Absoluto

Não há confirmação de paralisação de caminhoneiros para Primavera e região

Nas redes sociais categoria afirma manifesto no próximo dia 16

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz