propaganda

ESPECIAL /

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Você sabia que existe uma especialidade médica dedicada à saúde do idoso?

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para sua avaliação clínica


Imagem de Capa
Talita Molina

O médico geriatra não se especializou apenas no idoso e no envelhecimento, e sim na arte do cuidar e proporcionar mais qualidade de vida na terceira idade. Para o médico geriatra, um tratamento bem-sucedido é aquele que visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar/de fazer as coisas) do idoso. É o especialista com uma visão do “todo” da saúde do idoso, visando oferecer uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Abrange desde a promoção de um envelhecimento saudável, prevenção e tratamento de doenças, até reabilitação e tratamento de incapacidades.

 

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para sua avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes, por isso a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como demências, hipertensão, e osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária, quedas, fragilidade, sarcopenia (perda de massa muscular) e polifarmácia (uso de muitos medicamentos). Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Geralmente a medida que envelhecemos, o número de problemas médicos aumenta. E com isso também aumenta o número de medicamentos a serem tomados, consequentemente seus efeitos colaterais e internações medicamentosas. Embora a maioria dos médicos clínicos gerais e médicos de família possa manejar essas questões, há momentos em que contar com alguém com experiência na tarefa de lidar com várias doenças, testes, receitas, medicações e especialistas pode ser benéfico.

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO GERIATRA?

Existem basicamente duas situações para se procurar um Geriatra. A primeira é se você é um idoso e deseja ter um médico responsável pela sua saúde como um todo, capaz de lidar com a maioria das condições de saúde e de doenças como diabetes, pressão alta, anemia, depressão, Alzheimer, Parkison, entre outras, visando o adequado acompanhamento de tais doenças, evitando-se assim sequelas e reabilitando as já existentes.  A segunda é se você quer envelhecer de forma saudável, fazer uma avaliação ampla, com consulta e exames especificamente para o seu caso, para aconselhamento, orientações e prevenção de doenças. Afinal de contas, envelhece bem quem se cuida, de forma ativa e preventiva, e para isso nunca se é nem novo ou velho demais.

 

ONDE O GERIATRA ATENDE?

No consultório médico, nos hospitais, no domicílio do paciente, e nas Instituições de Longa Permanência.

TALITA GERIATRA.jpg

Talita Molina Geriatra

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto