COVID-19 /

Terça-feira, 24 de Março de 2020, 11h:17

A | A | A

Subiu para seis, o número de casos confirmados de coronavírus em MT

Outros 210 suspeitos são monitorados pela Secretaria de Saúde


Imagem de Capa
Wellington Camuci

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que até a tarde da última segunda-feira (23), seis casos de coronavírus foram confirmados, sendo um em Várzea Grande e cinco na capital. Segundo boletim, outros 210 casos suspeitos são investigados em todo o estado.

 Os municípios com casos suspeitos são Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

Ainda segundo o boletim, outros municípios somam 66 casos suspeitos, mas devido instabilidade do sistema, as Secretarias Municipais não conseguiram alimentar o sistema.

 

DIVERGÊNCIA DE DADOS

Mesmo não entrando nas estatísticas estaduais, a prefeitura de Rondonópolis confirmou que dois casos foram confirmados por exames realizados em laboratório na cidade e aguardam o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen – MT). De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de ontem (23), há cinco casos suspeitos na cidade.

Paranatinga também tem mais casos do que o divulgado pela SES, de acordo com boletim desta segunda-feira, há na cidade seis casos suspeitos. Em Primavera do Leste, a situação não é diferente, a cidade investiga 10 casos suspeitos. Essa é a informação do boletim epidemiológico de ontem.

A divergência nos dados ocorre devido a instabilidades no sistema e essa diferença também aparece nos dados estaduais com o federal. Enquanto Mato Grosso registra seis casos confirmados, o Ministério da Saúde computa apenas dois.

Ao todo, no Brasil, 1965 casos foram confirmados e 34 mortes pelo coronavírus foram registradas, sendo 30 em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. Todos os 26 estados e o Distrito Federal registraram ao menos um caso confirmado.

 

ANÁLISE DE AMOSTRAS

Desde a última quinta-feira (19) o Laboratório Central do Estado do Mato Grosso (Lacen – MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, está realizando os testes de diagnóstico do coronavírus no Estado.

Até então, as amostras eram encaminhadas para o Lacen e, se desse negativo para outros vírus, eram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo e levava em torno de 14 dias para sair o resultado. O Lacen trabalha com um prazo de 72 horas para divulgar o resultado das amostras.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz