MEIO AMBIENTE /

Segunda-feira, 08 de Junho de 2020, 06h:30

A | A | A

Secretário destaca ações voltadas ao Meio Ambiente em Primavera do Leste

No dia 05 de junho é comemorado o dia mundial de Meio Ambiente


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do secretário Henrique Amaral, destacou as ações que tem sido desenvolvidas pela pasta em Primavera do Leste com um olhar atento ao tema. Entre elas, destacam-se os projetos de plantio de árvores, implantação de ecopontos, limpeza de nascentes de córregos e rios que cortam a cidade e projetos voltados a melhorar o lixão do município.

 

Através de programas sociais e atividades da própria Secretaria de Meio Ambiente, 4500 mudas de árvores devem ser plantadas em Primavera do Leste. De acordo com o secretário, o plantio sempre acontece no período das chuvas e tem como objetivo compensar as árvores que foram retiradas de alguns pontos da cidade, como da praça central. “Cerca de 2500 arvores foram plantadas e uma parte doadas a população por conta do programa Eu Amo Meu Bairro e ainda teremos mais 2000 mudas a serem plantas quando começarem as chuvas novamente. Plantio de árvores que sempre estamos fazendo em nossa cidade, o objetivo é deixar nossas avenidas mais bonitas, reflorestar áreas de preservação, criar áreas de convivência e também para compensar algumas árvores que foram retiradas em decorrência aos riscos que estas árvores já estavam trazendo a nossa população”, destacou Amaral.

Um outro trabalho que merece destaque é a limpeza de nascentes de córregos e rios que cortam Primavera do Leste. Para realização da limpeza, a Secretaria conta com o apoio de voluntários e, devido a pandemia, os serviços precisaram ser suspensos, mas em breve serão retomados. “Nossa dedicação é a retirada do lixo nas nascentes, porém, por causa da pandemia o serviço que demanda aglomeração de pessoas se torna inviável. Porém, em um futuro próximo estaremos buscando o cercamento dessas nascentes, evitando que as pessoas tenham acesso e poluam o local”.

Uma outra ação que merece destaque é a implantação de ecopontos, locais para recebimento e separação do lixo, deixando a cidade consequentemente mais limpa e organizada. “Primavera recebeu recentemente um ecoponto, no Jardim de Luciana. Em breve estaremos inaugurando mais dois ecopontos, contribuindo assim para uma cidade mais limpa”, destacou o secretário.

Dar a destinação correta para os resíduos produzidos pela população é um desafio para toda administração pública e em Primavera do Leste não é diferente. Nesta questão a Secretaria de Meio Ambiente trabalha para criar um projeto de lei que possibilite mecanismos para o tratamento adequado do lixo. “Estamos estudando um projeto de lei para verificarmos o que fica melhor para Primavera do Leste, administração própria ou uma concessão do lixão/aterro sanitário”, expôs Henrique Amaral.

Ao finalizar a entrevista o secretário pediu o apoio de toda população, para que juntos possamos construir um meio ambiente melhor. “Fizemos muito até agora, porém, sabemos que muito ainda temos que fazer, pela frente. A população sempre tem ajudado e contribuído com a preservação do meio ambiente. Quem ainda não se juntou a nós, eu convoco a se juntar e fazer um meio ambiente cada vez mais saudável para todos”, finalizou.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz