propaganda

COMBATE A VIOLÊNCIA /

Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Projeto Divvam deve ser ampliado para cidades que compõe o 11º Comando Regional da PM

Criado há dois anos, em Primavera do Leste pela Polícia Militar, o projeto tem como objetivo diminuir casos de violência doméstica e oferecer atendimento humanizado


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Com um número superior a 200 mulheres atendidas em 2020, o projeto Divvam - (Direcionamento e Inclusão às Vítimas de Violência em Amparo à Mulher), tem como meta para esse ano estender os atendimentos a cidades que compões o 11º Comando Regional da Polícia Militar, como Campo Verde, Poxoréu, Paranatinga, Santo Antônio do Leste e Gaúcha do Norte.

 

Criado há dois anos, em Primavera do Leste pela Polícia Militar, o projeto tem como objetivo diminuir casos de violência doméstica e oferecer atendimento humanizado às mulheres e conta com o apoio do Ministério Público, Secretarias de Saúde e de Assistência Social, Sala da Mulher e Conselho da Mulher.

Através do projeto, no ano passado foram atendidas 131 mulheres, destas 32 participaram do curso gratuito de manicure e pintura em tecido. 36 tiveram acesso à medidas protetivas e 5 receberam doações de cestas básicas. Em 2020, os números de mulheres atendidas chegaram a 216.

Cabe a PM, realizar a chamada ação de assistência, onde é feita a catalogação das ocorrências de natureza violência doméstica registradas na cidade de Primavera do Leste, fazer o contato com as mulheres (telefone), visitas domiciliar e encaminhamento de ofícios aos órgãos da rede (CRAS E CREAS) solicitando atendimento e acompanhamento das demandas apresentadas pela vítima. O projeto mantém também um grupo de interação com as mulheres que são assistidas pelo DIVAAM.

Além de atender a ocorrência de forma humanizada, e fornecer amparo a mulher vítima de violência, o projeto visa a diminuição da reincidência criminal de violência contra a mulher no âmbito familiar, e promover a inclusão social das vítimas proporcionando cidadania.

Em 2019, 32 mulheres foram capacitadas no curso gratuito de manicure e pintura em tecido, o objetivo é dar a essas mulheres condições de trabalhar, resgatando assim a sua dignidade.

No final do mês de agosto, foi realizada uma reunião na sala do Comando Adjunto do 11° CR, com a Assistente Social Lucineide e o Psicólogo Alisson, que atuam no Projeto DIVAAM do 11°CR juntamente com a tenente coronel Regina, para serem feitos os alinhamentos para que o projeto seja desenvolvido também em outras cidades que compõe o 11º CR.

 

MAIS CONQUISTAS

Recentemente, por meio de decreto, a Prefeitura de Primavera do Leste instituiu o Programa de Desconstrução da Violência com ações que envolvem os homens. “Implantação do Projeto Homem com H, visando incluir o público masculino na reconstrução de olhares e coibir, prevenir e reduzir a reincidência da violência doméstica contra a mulher, nos grupos de PAIF (Programa de Atenção Integral a Família), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e PAEFI (Programa de Atenção Especializada para Famílias e Indivíduos) das unidades de CRAS e CREAS”, diz texto do decreto.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto