propaganda

RETROSPECTIVA /

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Prefeitura aguarda aprovação de vereadores para resolver questões relacionadas ao lixão

Em Primavera do Leste são coletados diariamente mais de 65 toneladas de resíduos sólidos por dia


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Por lei, os lixões devem ser eliminados até 2021, e esse será mais um dilema a ser enfrentado pelos gestores em Primavera do Leste. Um Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal para que os vereadores autorizem o poder executivo a realizar um estudo para viabilizar a concessão do local a uma empresa privada que irá fazer gestão dos resíduos sólidos urbanos do município.

 

Em Primavera são coletados diariamente mais de 65 toneladas de resíduos sólidos por dia, e a previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é de que o espaço onde são destinados os resíduos tenha uma capacidade de armazenamento pelo período de mais dois anos. Para ser despejado no aterro, o lixo percorre a distância de 20 quilômetros, e todo o trabalho de coleta dos resíduos sólidos, com caminhões próprios e terceirizados, em estabelecimentos comerciais e domicílios, conforme cronograma de coleta em cada bairro é feito pela própria prefeitura.

Promulgada em 2010, a Lei 12.305/10, que estabeleceu a “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, determinou que todos os municípios deveriam cumprir uma série de diretrizes e metas, mas a implantação, de fato, das medidas preconizadas na lei não tem sido priorizada. A erradicação de todos os lixões espalhados no território nacional até agosto de 2014, por exemplo, era a principal determinação, porém não foi atendida. Os últimos dados disponíveis indicam que mais da metade dos 5.570 municípios ainda encaminham resíduos sólidos para uma destinação inadequada – os lixões – por isso, tanto o meio ambiente quanto a saúde pública continuam sendo severamente prejudicados.

Por meio de nota, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que no que se refere a coleta e destinação de resíduos, o projeto encontra-se em fase de avaliação por parte dos vereadores. Após essa análise na Casa de Leis, caso aprovado, o objetivo do Poder Executivo municipal, em 2021, é realizar o processo licitatório para a seleção das empresas que atendam os critérios técnicos e econômicos do certame.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto