PROBLEMA ANTIGO /

Quinta-feira, 14 de Março de 2019, 07h:56

A | A | A

Estrada que dá acesso a Cemitério Campo da Paz vira ponto de encontro de jovens

Pessoas foram impedidas de visitar o local, por jovens que bebiam e consumiam drogas


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

A Polícia Militar precisou ser acionada no cemitério Campo da Paz, na manhã de domingo (10), por volta de 7h50, pois algumas pessoas não conseguiram visitar os entes queridos no cemitério, já que foram impedidos por jovens que ocupavam o local. Quando a viatura chegou, várias pessoas fugiram e foi possível abordar apenas algumas, que aparentavam estar sob o uso de entorpecentes e bebida alcoólica. Durante a ação, por diversos momentos, as autoridades foram desacatadas.

Segundo o Boletim de Ocorrência, os militares receberam diversas denúncias de que populares tentavam entrar no cemitério, mas os jovens que estava no local impediam a visita. Não foi possível contabilizar quantos suspeitos haviam, uma vez que vários fugiram ao verem a polícia.

Entre os suspeitos estava uma jovem que foi retirada dos demais abordados, conforme o protocolo. No entanto, a suspeita estava fora de si e tentou a todo momento atrapalhar o trabalho dos militares, sendo necessário algemar a mesma.

Nada de ilícito foi encontrado na posse dos suspeitos, mas devido a perturbação e dano ao patrimônio público, os jovens foram conduzidos à delegacia.

Tal localidade já foi alvo de reclamações por diversas vezes, onde a população pede que medidas sejam adotadas e o local deixe de ser ponto de encontro de jovens, que muitas vezes acabam danificando até os túmulos.

 

FUNCIONÁRIOS TAMBÉM SÃO IMPEDIDOS DE CHEGAR EM PROPRIEDADE RURAL

Cristovão Zaleski foi quem doou a área para a prefeitura. Ele relata que a cada dia o problema fica maior e que aos finais de semana, os funcionários dele também se sentem coagidos pelos jovens, que impendem a passagem.  “Isso não é de agora, há anos essa bagunça toda aqui, eu tenho um funcionário que às vezes vem aqui, mas ele não consegue passar por que o pessoal que fica no local não deixa ele passar, tem que rodear por baixo, passar pelo meio da roça para poder trabalhar”, frisou.

Zaleski ressalta que devido a sujeira que fica no local após as festas, ele já foi notificado pela Secretaria de Meio Ambiente.  “Não é só para mim que eles estão deixando a bagunça, é para eles mesmos. Por que se a gente deixar como está esse lixo desce tudo para um rio que tem ali abaixo e acaba com tudo. O pessoal do meio ambiente já até me notificou, como se eu tivesse culpa pela bagunça”, contou.

 

PODER PÚBLICO DIZ QUE NÃO TEM COMO FISCALIZAR

Não é de hoje que comerciantes e alguns moradores cobram o poder público em relação a um local específico para o encontro de jovens. Houve uma época em que esses jovens foram orientados a utilizar a estrutura da Praça de Eventos, porém, logo todos estavam de volta na Avenida Porto Alegre e também na estrada de acesso ao cemitério.

Para saber o que o poder público tem feito em relação ao caso, entramos em contato com a prefeitura, porém, não fomos respondidos. A única informação que temos em relação ao fato, foi repassada em agosto do ano passado, em que a prefeitura disse que: “A Prefeitura de Primavera do Leste informa que trabalha para realizar obras e revitalizações de diversos espaços públicos que servem para área de convivência não só dos jovens, mas também para toda a população. Como exemplo, o Lago Municipal, Pista de Patins e outras praças que ainda estão em fase de projeto, porém, com recursos garantidos para a execução.

A indicação para que os jovens utilizem a Praça de Eventos para encontros sociais, foi apenas uma orientação, já que o espaço está disponível para esse tipo de atividade. O Poder Público conta com a conscientização dos jovens para o melhor uso dos espaços públicos que atendem os interesses da sociedade, bem como da parcela jovem do município.

Considerando que todo cidadão tem o direito de ir e vir, não há por parte da Prefeitura uma fiscalização sobre a permanência dessas pessoas na via citada. Conforme já noticiado por esse veículo de comunicação, há registros de práticas ilícitas cometidas por alguns jovens quando se reúnem nesse local. Tanto essas práticas, quanto a depredação de túmulos no cemitério, são casos a serem denunciados à polícia.

A prefeitura reforça que vem buscando fazer melhorias nos espaços públicos para atender as demandas dos jovens, inserindo os mesmos na sociedade, no entanto possui limitações legais para locais, formas e investimentos que devem ser obedecidos.

Com relação ao cemitério, para sanar esse problema a prefeitura aguarda a finalização de processo licitatório, para a contratação de pedreiro. A intenção é cercar toda a área e colocar guarita com guarda durante o dia. À noite o espaço será fechado para impedir qualquer depredação no local.

Com relação às sepulturas quebradas, a Prefeitura recomenda que os familiares levem os casos à Ouvidoria Municipal, para que as medidas necessárias possam ser tomadas”.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Primavera do Leste apresenta aumento nas exportações

Cidade subiu dois pontos no ranking estadual e 32 no nacional

Asfaltamento da Avenida das Torres deve iniciar dentro de 10 dias

Reclamações em relação a poeira são intensas por parte dos moradores

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.