propaganda

RETROSPECTIVA /

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Destaques no esporte 2019

Primavera do Leste é referência, já que há no município atletas que acumulam títulos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais.


Carregando fotos
Da Redação

O esporte está associado à saúde, à cidadania e à liberdade. Além disto, ele também é utilizado como forma preventiva de afastar crianças e adolescentes das drogas, violência e ao vício. Quanto a esse assunto, independente da modalidade, Primavera do Leste é referência, já que há no município atletas que acumulam títulos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais.

Nesta retrospectiva, O Diário reuniu os principais destaques dos atletas primaverenses durante este ano de 2019, as quais não foram poucas, entre as modalidades estão Kart Cross, Judô, Jiu-Jitsu, Handebol, Rugby, Capoeira, Kickboxing, Futsal, Crossfit, Vôlei, Acrobacias aéreas, entre outras modalidades.

 

KART CROSS

A primaverense Camila da Silveira, 14, sagrou-se campeã do Campeonato Estadual de Kart Cross, na categoria Junior. Das seis fases disputadas, a piloto manteve liderança em cinco. A adolescente é a única mulher que corre Kart Cross no Centro-Oeste brasileiro e tem sido exemplo para outras pessoas.

A piloto começou a disputar há dois anos e por onde passa tem atraído olhares de todos. Camila não esperava ter este reconhecimento de até mesmo ser elogiada por competidores mais experientes. “Fico surpreendida. As pessoas querem tirar foto, torcem por mim e vem me parabenizar. Não esperava chamar tanta atenção”, contou a adolescente.

A adolescente é treinada pelo pai, Sidinei da Silveira, que tem mais de 25 anos de experiência na área. A mãe, Gislene Costa, também integra a equipe e se faz presente em todas as competições. “Ela tem se aprimorado cada dia mais como pessoa e piloto, hoje vemos a Camila como se tivesse anos de experiência. Ela se dedica, cobra dela mesma, abre mão de algumas coisas para treinar e participar das competições. É nosso orgulho”, defendem os pais orgulhosos.

A equipe agora estuda a possibilidade de disputar o Campeonato Brasileiro de Kart Cross.

 

JIU-JITSU

Onze medalhas de ouro, prata e bronze foram garantidas para Primavera do Leste durante o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, que ocorreu neste mês de dezembro, em Cuiabá. Esta foi a última das três etapas da competição. Os atletas disputaram nas categorias Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Adulto e Absoluto.

Segundo o sensei Marquinhos, 15 atletas participaram da última fase do campeonato e conseguiram atingir grandes conquistas para o município, já que quase todos tiveram pódio. Foram sete medalhas de ouro, uma prata e três bronze.

Na categoria Mirim foram garantidas medalha de ouro e bronze. Na Infantil quatro ouros e um bronze. Já na Adulto foram garantidos dois primeiros lugares e por fim, na Absoluto houve segundo e terceiro lugar.

Os ganhadores foram: Os atletas que participaram foram:

Emanuelly Fernandes da Silva -  Mirim, medalha bronze; Enzo Eduardo Ferreira Peres - Mirim, medalha ouro; José Fernandes Da Silva - Infantil, medalha ouro; Pedro Nicollas Viana Alves - Infantil, medalha ouro; Vinicius De Carvalho Gome - Infantil, medalha de ouro; Mariah Eduarda Botton Viana Alves - Infantil, medalha bronze; Joelma Silva De Carvalho – Adulto, medalha ouro – Absoluto – medalha prata; Maila Maciel Fernandes – Adulto, medalha ouro – Absoluto – medalha bronze; Lecayo Colman Rodrigues – Adulto, medalha ouro.

 

CROSSFIT

A primaverense Ana Vanessa Ruaro garantiu o título de mulher mais condicionada do Brasil durante o TCB 2019, um dos maiores eventos de Crossfit do país, que reúne os atletas mais condicionados. Ela venceu na categoria Master Feminino e venceu o primeiro lugar.

Outra atleta que também foi destaque foi Kátia Felten, que ficou entre as 15 mulheres mais condicionadas do Brasil, entre as 36 que garantiram vaga para a categoria Elite Feminina.

Para garantir vaga na competição, as atletas precisaram passar pelas Seletivas, que ocorreram em outros estados. Cada uma disputou em um município.

Se engana quem acha que Ana Vanessa e Kátia conseguiram estar entre as melhores do país de forma fácil. Para manter o nível, elas realizam treinos quase que diariamente, que duram cerca de quatro horas por dia.

Além dos destaques nacionais, Primavera do Leste também mostra que tem capacidade nos campeonatos a nível estadual. Em duas grandes competições que ocorreram em Mato Grosso, o Spunk Games e o Regional MT, atletas das box de Crossfit do município mostram o potencial e garantiram pódio nas categorias RX, Amador e Scale. São mais de 40 competidores na busca pelos títulos.

 

RUGBY

A Seleção de Rugby de Primavera do Leste garantiu o título estadual da modalidade no Circuito Mato-grossense de Rugby 7’s – MT SEVENS. A equipe primaverense já havia conquistado o título de campeão geral do torneio de forma antecipada e só precisava cumprir o cronograma da competição, no qual a última etapa ocorreu em Campo Novo do Parecis.

Com o resultado, a equipe de Primavera termina o estadual assim:

1ª etapa (Primavera): Campeão; 2ª etapa (Cuiabá): Campeão; 3ª etapa (Barra do Garças): Vice-Campeão; e 4ª etapa (Campo Novo): Campeão. Foram 15 jogos com 14 vitórias e 1 derrota. Um aproveitamento de 93,3%.

A temporada 2019 da Seleção de Rugby de Primavera chegou ao fim, retornando no primeiro trimestre de 2020 com o estadual de Rugby Sevens e Regional de Rugby XV.

 

CICLISTAS REALIZAM PERCURSO DE 1.020 KM

De Primavera do Leste a Bonito, em Mato Grosso do Sul. Esse foi o percurso que as ciclistas Juliana Santana Catelli e Lenir Vieira pedalaram. Foram 1.020 KM percorridos. Ao total, o percurso durou oito dias, saída em 14 de julho e finalizado no dia 22, na qual cruzaram por várias rodovias, sendo BR-070, MT-163, MS-339 e MS-178. O percurso foi em média de 127km por dia.

Com o objetivo de unir os dois estados em apenas um percurso, as ciclistas percorreram a BR-070, posteriormente MT-163, onde chegaram a Campo Grande, MS. Através da MS-339 se deslocaram até Bodoquena e pela MS-179 finalizaram a rota, com a chegada em Bonito. “Unimos os dois estados que outrora eram apenas um, deixando evidente que quando você, quer você consegue”, afirmam Juliana e Lenir.

A definição utilizada pelas ciclistas que percorreram mais de 1 mil quilômetros, enfrentaram as mudanças constantes de temperatura e em alguns momentos a falta de segurança nas vias, é que são “duas guerreiras, determinadas que a despeito de todas as adversidades conseguiram ir atrás dos sonhos e os realizaram. Exemplo de superação, em que enfrentaram com garra todas as adversidades, dificuldades, riscos e contratempos que surgiram durante um pedal dessa magnitude. Nós mostrando que nunca devemos desistir dos nossos sonhos mesmo com os problemas que possam surgir em nossa trajetória".

 

CAPOEIRA

Primavera do Leste teve seu nome levado para o Rio de Janeiro, pelo capoeirista Wandré de Souza Nogueira da Silva, 17. Ele ganhou o troféu no 12º Jogos Mundiais de Abadá Capoeira, que ocorreu EM agosto. Além do troféu de campeão pela categoria D Azul e Azul-verde/ médio, ele garantiu também três medalhas como melhor jogo de São Bento Grande, melhor jogo de Iuna e melhor corda Azul e Verde.

Wandré se destacou entre mais de dois mil competidores de mais de 70 países que competiram na fase classificatória, em Cachoeiras de Macacú - RJ. O campeonato finalizou em Fundições Progresso - RJ e a premiação ocorreu na famosa praia de Copacabana - RJ.

 

HANDEBOL

A equipe de Handebol Infantil Feminino do Colégio Mãe da Divina Providência, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau - SC. Com a conquista, a equipe de Primavera do Leste foi a única coletiva a trazer uma medalha para o estado de Mato Grosso no primeiro bloco de competição dos Jogos Escolares da Juventude.

A equipe que já havia marcado história em Primavera do Leste por ter participado dessa mesma competição em 2018, tinha como meta melhorar a colocação. Fomos para a disputa do bronze, e pelo placar de 21 a 18 vencemos a equipe de Espírito Santo.

 

ACROBÁCIAS AÉREAS

O empresário William Rambo, 35, piloto de Primavera do Leste, venceu o Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, na categoria Intermediária. Em uma aeronave Pitts, biplano de fabricação norteamericana, a quase 1.000 metros de altura, sobre Tatuí, interior de São Paulo, ele realizou diversas manobras, um looping, um círculo completo no ar, e seguiu com uma sequência de outras dez acrobacias.

Foram três dias de competição e William sagrou-se campeão brasileiro de acrobacias aéreas 2019. O piloto chamou a atenção, já que em Mato Grosso não há uma comunidade acrobática para que ele possa treinar junto ou trocar experiências.

KICKBOXING

O lutador Matheus Gomes já acumula títulos internacionais de Kickboxing. Desde quando começou a lutar profissionalmente, ganhou destaque e tem se tornado um dos grandes nomes na modalidade. Neste ano, ele realizou lutas que lhe rendeu grandes títulos, como foi o caso da Copa Brasil 2019, no qual venceu o primeiro lugar em duas modalidades. O evento ocorreu no Paraná.

Matheus entrou para as competições há cinco anos e desde então tem acumulado títulos a nível estadual, nacional e internacional. O jovem dedica tempo integral ao Kickboxing, seja para treinos ou dar aulas. Na Copa Brasil 2019, o atleta realizou seis lutas

A competição não rendeu apenas o título brasileiro a Matheus e a vaga para o Sul-Americano. Após chegar de viagem, foi surpreendido por treinador Rogério Bezerra para a troca de faixa, a de cor preta, considerada o mais alto nível da modalidade.

O lutador já está entre os melhores do Brasil e o nome de Matheus já é citado para disputar o maior evento da América Latina, o WGP, que ocorre em 2020.

Em novembro, ele ainda participou e venceu do Desafio Internacional de Kickbxoing, no qual ganhou o cinturão, em Rondônia. O evento contou com todo 14 embates, desses oito na categoria card principal, valendo cinturão, o qual foi conquistado pelo atleta primaverense.

O evento foi assistido não só pelo público presente, mas por todos aqueles que acompanharam a transmissão ao vivo por TV para todo Estado e pelo YouTube a todo o país.

 

FUTSAL

Atletas da Associação Primaverense de Esporte Cultura e Lazer – Apec, participaram da Taça Mato Grosso de Futsal Sub 15, feminino, e voltaram para casa com o segundo lugar. A competição contou com a participação de 12 equipes do Estado.

A seleção de Primavera do Leste foi apenas com atletas da cidade, enquanto a maioria das equipes foram formadas por seleções de suas regiões.

Durante este ano, as jogadoras do Olímpia FC disputaram diversos campeonatos garantiram várias medalhas. Entre as últimas disputas está a Copa São Luís, que ocorreu em Goiás. As atletas de Primavera do Leste sagraram-se bicampeãs nas categorias Sub 17 e Adulto Feminino.

Primavera foi com oito equipes, sendo quatro Sub 17 e quatro adultos.O título de melhor artilheira também ficou para o município, sendo Nathalia Fernandes, com três gols, e melhor goleira à Aisha Rampanelli.

Além destas conquistas, elas também garantiram títulos nos jogos municipais e nos regionais.

 

JUDÔ

Atletas do judô primaverense conquistaram cinco títulos e 14 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude. Eles venceram a fase estadual. Além dos atletas, o sensei Ray Nunes, do projeto Craques do Amanhã, foi convocado para ser o técnico da seleção mato-grossense.

Os vencedores foram:  

Nicolas Matheus de Almeida, 55kg, categoria A (Mãe da Divina Providência);

Pedro Victor Guimarães Mai, 50kg, categoria A (Escola Estadual João Ribeiro Vilela);
Geovanna Caetano Silva, 63kg, categoria A (Instituto Federal de Mato Grosso PVA);

Silas Alencar Costa, 48kg, categoria B (Escola Estadual Monteiro Lobato);
Gabrielle Vasconcelos da Silva, 36kg, categoria B (Escola Estadual Paulo Freire).

Em mais um ano, o sensei Ray foi convocado para participar do Campeonato Mundial de Qazaq Kuresi, em Aqtobe, no Cazaquistão. O convite foi para compor a Seleção Brasileira que participou pela segunda vez do evento. Mais de 40 países estiveram presentes.

A luta disputada pelo sensei é pouco conhecida no Brasil, mas com movimentos que se assemelha ao judô. Ray esteve presente nas duas edições que o país participou.

“Um grande sonho de quando era pequeno de um dia poder representar meu Brasil em uma competição internacional, que hoje estou podendo realizar através do Qazaq Kuresi uma luta tão pouca conhecida no Brasil que hoje toma uma grande proporção com a nossa vinda até o Cazaquistão em Aqtobe participar do campeonato Mundial 2019 com mais de 40 países presentes”, comentou o sensei.

 

CANOAGEM

A Canoagem Slalom do Brasil está garantida nos Jogos Olímpicos. A primaverense de coração, Ana Sátila, conquistou a primeira vaga brasileira para Tóquio na disputa pelo K1 Feminino no Mundial de Canoagem Slalom em La Seu d’Urgell na Espanha, em setembro.

Na época em que venceu, bastante feliz, Ana Sátila utilizou as redes sociais para agradecer a todos que a apoiaram nesta importante conquista.

“Eu não tenho palavras para descrever esse momento novamente de poder competir nos Jogos Olímpicos, eu gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, agradecer a Foz do Iguaçu onde eu moro atualmente e Primavera do Leste onde iniciei minha carreira”, disse.

Esta será a terceira vez que Ana Sátila participa de uma edição dos Jogos Olímpicos, sua estreia foi em Londres – 2012, lá ela foi a atleta mais nova da delegação, quatro anos mais tarde no Rio de Janeiro em 2016 a canoísta era uma promessa de medalha, mas um erro custou a classificação para a final e ela ficou em 17º no K1.

 

TÊNIS

A tenista Pietra Nunes esteve no mês de julho em Uberlândia, Minas Gerais, e disputou pela Ace Tênis, na categoria 12 anos, a Copa das Confederações. Este torneio reuniu os melhores atletas de cada estado, no qual Pietra venceu duas competições em Cuiabá e foi convocada.

Ela jogou no Torneio GA, que reúne os melhores do Brasil. O pai dela, o técnico Pedro Nunes, acompanhou a filha e foi convocado para ser responsável pela delegação de Mato Grosso.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz