
Há pouco mais de um mês, o prefeito Leonardo Bortolin anunciou o asfaltamento da Avenida das Torres, via que liga o bairro Buritis ao Sindicato Rural. O local foi aberto como rota alternativa para que a estrada que liga o Tuiuiú ao Buritis fosse pavimentada, porém, as obras ainda não iniciaram em nenhuma das duas e isto tem causada diversas reclamações por parte dos moradores que residem às redondezas, que se queixam da constante poeira dentro e fora de casa. Além da sujeira, os primaverenses afirmam que problemas respiratórios têm atingido adultos e crianças.
Ao todo são 2,2 quilômetros que vão receber o pavimento na Avenida das Torres. Tudo será custeado e executado pelo Poder Executivo, com recursos próprios, e o investimento será de R$ 1 milhão. O prazo para o término é de até 60 dias. O secretário de Infraestrutura e Obras, Henrique Gatto, disse que no máximo de 10 dias a pavimentação deve iniciar.
Em entrevista à UPi News, Gatto explica que a demora para iniciar a pavimentação é justificada devido ao procedimento de planejamento e elaboração do projeto. A topografia do local está em fase final para dar início às obras.
Como medida paliativa para reduzir os transtornos causados pela intensa poeira em período de seca, os moradores e vereadores têm solicitado para que a Prefeitura de Primavera do Leste passe com caminhões-pipa pelo local e jogue água nas entradas e saídas, como forma de amenizar os problemas.
“Só penso enquanto não asfaltar pega um caminhão pipa e molha uns 500 metros dos dois lados na parte do Buritis, já ajuda bastante. Faz um lançamento de uma obra, que nem previsão tem de começar de verdade, aí depois é perigoso até inaugurar a iluminação quando ficar pronta se for ter... Politicagem pura”, opinião Marcelo Gomes, através da rede social, em um grupo do município.
O secretário disse em entrevista que recebe muitas ligações de moradores e vereadores para que sejam molhadas as estradas, porém, ele relata que a pasta possui apenas dois caminhões-pipa e 10 km de área verde na região central para ser cuidado, o que dificulta atender toda a demanda da cidade, mas que faria o possível.
Apesar da medida paliativa, o secretário diz que acredita que não mudará muita coisa, já que, com os 30 anos de experiência que têm, sabe que em menos de uma hora o local já estará totalmente seco devido à falta de umidade do ar.
ESTRADA QUE LIGA TUIUIÚ AO PRIMAVERA III DEVE SER ASFALTADA EM BREVE
Há mais de 20 anos os moradores do Tuiuiú e Primavera III aguardam o asfaltamento da via que interliga os dois bairros. A estrada tem aproximadamente cinco quilômetros e quando chega o período da seca, é cenário de inúmeros acidentes devido à falta de visibilidade devido a poeira.
Em maio, o prefeito destacou em entrevista que a prioridade da administração é asfaltar a via, porém, problemas burocráticos e a necessidade de readequação do projeto levaram ao adiamento do início da pavimentação que estava marcado para outubro de 2018.
A licitação encontra-se no setor de engenharia e deve ser liberada à concorrência em até 45 dias, mas pode ocorrer impugnação por parte das empresas e o processo ser um pouco mais demorado até iniciar a execução das obras.