RETROSPECTIVA /

Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019, 07h:00

A | A | A

2019: o ano em que Primavera despertou para o Turismo

Este setor passou a receber uma maior exploração e incentivos depois da criação do Inventário do Turismo


Imagem de Capa
Da Redação

A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico, na geração de emprego e renda, assim como a criação de novos empreendimentos. Este setor passou a receber uma maior exploração e incentivos depois da criação do Inventário do Turismo, promovido pela Coordenação de Turismo de Primavera do Leste, onde foi feito cadastros dos potenciais de desenvolvimento na área no município.

Primavera do Leste é uma das 3.285 cidades que integra o Mapa do Turismo, do Governo Federal. Em setembro, o município recebeu o certificado para continuar a integração com duração até 2021. A cidade integra a região turística Rota dos Ipês e das Águas e se mantém na categoria B.

Segundo o Ministério, a categorização dos municípios é baseada em quatro variáveis: demanda doméstica de turistas; demanda internacional de turistas; estabelecimento de meios de hospedagem na cidade; e número de empregos formais que esses meios de hospedagem geram. Esta avaliação é importante para que a cidade possa receber incentivos por meio do Governo Federal.

Entre os setores turísticos que podem ser explorados em Primavera do Leste está o turismo de agronegócio, agroindústria, o religioso, sustentável, cultural, esportivo, de educação, entretenimento, entre outros. A cidade dispõe de diversos locais que o turismo pode ser desenvolvido e muitas das vezes de forma gratuita.

Lagoas cristalinas, ilhas flutuantes, balneários, pesque-pague, Colônia Russa, aldeia indígena, rotas ciclísticas, produção artesanal, observação de pássaros e exploração da agricultura são algumas das muitas atividades que podem ser desenvolvidas no município.

Além dos pontos turísticos, há eventos que na cidade se tornaram tradição O Alegrai-vos, por exemplo, é uma ação religiosa que atraí fiéis de todos os lugares do Estado. A última edição reuniu mais de três mil pessoas. O encontro de motociclistas também reúne diversos clubes e pilotos até mesmo de outros estados.

A educação é um dos setores que atraí diariamente pessoas para Primavera, já que há estudantes de outros municípios que precisam vir à cidade estudar. Esta também é uma forma de fomentar o turismo local. O esporte é outro setor que reúne atletas de outros lugares na cidade.

A edição deste ano da Revista O Diário, abordou o desenvolvimento da cidade através do turismo, no qual o setor foi explorado de forma detalhada e mostrado os potenciais turístico de Primavera do Leste.

Para que o setor turístico possa continuar em desenvolvimento, é importante o investimento em mobilidade, segurança e infraestrutura. A rede hoteleira, por exemplo, está em constante crescimento na cidade, são mais de 20 redes espalhadas pela cidade. As agências de viagens também se fazem presentes e a cada ano surge um novo empreendimento no setor.

 

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA É INAUGURADO

Em novembro, a Prefeitura inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em frente ao Lago Municipal. O local é mais uma ferramenta para o impulsionamento do turismo local como fonte de renda e desenvolvimento, já que além de informações turísticas, o visitante também poderá conhecer um pouco mais sobre o artesanato regional e também ter acesso aos produtos de fabricação 100% primaverense.

De acordo com o coordenador de Turismo, Romualdo Povroznik, o CAT é de suma importância para a cidade e terá a missão de orientar os turistas que estão visitando o município. “É fundamental para a cidade, pois o viajante vai ter um local para tirar as dúvidas deles. Além disso, será um local onde as pessoas vão poder conhecer um pouco mais o município”, frisou

Segundo Romualdo, no local além de informações sobre pontos turísticos, o visitante também poderá ter referência de festas, bares e restaurantes, locais para se hospedar, entre outras informações. 

O atendimento no CAT ocorre das 7h às 22h, durante todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
19.02.2020 - 11h23
19.02.2020 - 11h19
19.02.2020 - 11h18
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz