PRINCÍPIOS /

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 07h:00

A | A | A

Vida: fonte de inspirações

A inspiração levou o homem às grandes conquistas, e possibilitaram grandes façanhas nas diferentes áreas do conhecimento


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Estar inspirado requer alguns requisitos básicos: o primeiro é preciso estar com a mente aberta e livre de outros pensamentos que possam impedir a sua fruição. O segundo pode estar ligado à sensibilidade em percebê-la. Afinal, estar inspirando significa estar receptivo às novas concepções, novas descobertas e novos desafios. 

É a vida que representa a maior expressão de inspiração. Trata-se de uma capacidade criativa (ou ideia repentina e momentânea) do homem e está intrinsicamente ligada à criação. Dicionários a definem como “conselho, sugestão, influência”, mas sabe-se que vai além desses três substantivos e perpassam outras dimensões da compreensão humana, a quem afirme que a inspiração vem da alma.

A inspiração levou o homem às grandes conquistas, e possibilitaram grandes façanhas nas diferentes áreas do conhecimento, como a literatura, a arte, a arquitetura, a engenharia e tantas outras áreas que permeiam o cotidiano.

Busca-se a inspiração interna e externamente, talvez a natureza possa ser a maior fonte inspiradora do homem (externa), mas é no amor que ele obtém a sua essência (interna). Assim, conclui-se que a inspiração é própria do ser humano e ser alguém inspirado é uma dádiva.

Inspirar é ter a concepção de um turbilhão de pensamentos, atitudes e ações que, embora nem todos possam sintetizar e colocá-la em práticas, ela existe e pode ser facilmente utilizada. É necessário ter foco!

O ato de inspirar dá-se por meio de iluminação (algo genial!), incitante e instigante, pois toda inspiração é divina.

É como se fosse um sopro que estimula a criação e pode ser expresso de diversas maneiras, desde uma simples frase, às grandes obras de artes. A inspiração não tem limites e nem dimensões.

Inspirar é trazer da mente (ou não) aquilo que já existe dentro de cada um de nós (as nossas próprias ideias).

E por essas pequenas razões tem-se na vida uma inesgotável fonte de inspiração.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz