propaganda

REFLEXÃO /

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Superação

Os desafios externos basicamente não dependem das nossas vontades, eles surgem em decorrência de fatos alheios aos nossos desejos e anseios


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O homem moderno enfrenta grandes desafios em diversas áreas, seja na educacional, trabalho, social e até mesmo na esfera pessoal. E superá-los requer quesitos como atitude, força de vontade, mais principalmente ter iniciativa pessoal.

Entende-se como superação aquele que consegue superar seus próprios limites, acreditando que querer é poder e evitando as fraquezas e os defeitos existentes. Superar é também focar nas forças e nas oportunidades que vão surgindo durante toda a trajetória de vida. Daí a importância de saber fazer uso da melhor forma possível.

A superação é uma busca constante para todos; obstáculos existem a todo instante; dificuldades do dia a dia podem surgir de fatores internos e externos, dependendo de cada situação vivenciada.

Os desafios externos basicamente não dependem das nossas vontades, eles surgem em decorrência de fatos alheios aos nossos desejos e anseios. Já os internos estão relacionados às nossas ações e atitudes, enfrentá-los pode significar que o homem necessite travar uma guerra consigo mesmo.

Superar dificuldade é sempre uma vitória, independente do tamanho do problema enfrentado, é importante salientar que a solução deve ocorrer ainda no início da problemática enfrentada; os problemas simples podem se tornar mais complexos com o passar do tempo, e, portanto, tornar-se mais difícil para resolvê-los.

A superação muitas vezes, está na aceitação dos fatos (problemas) e ter consciência da sua existência já é algo positivo quanto a sua resolução.

Acredita-se que a maioria dos desafios enfrentados pelo homem está relacionada primeiramente à sua formação intelectual, em seguida à escolha de bons empregos (eles são consequência de sua formação intelectual) e por último, talvez o relacionamento pessoal, que o torna um ser mais sociável. Embora a lista pudesse ser bem maior.

No entanto, a aprendizagem de alguém no contexto atual da educação, é provável que seja o maior desafio a ser superado, considerando que ela requer força de vontade e iniciativa própria, sem os quais não é possível aprender.

O ato de superar dificuldades vai também depender da forma com qual cada ser encara seus problemas, e esses problemas podem ser vistos de maneiras diferentes. Para algumas pessoas, as maiores dificuldades estão ligadas à forma com a qual cada um encara a vida.  

Para superar as dificuldades é preciso de foco, a autoestima é fundamental neste processo, acreditar na possibilidade do sucesso é essencial, mas superar é o maior objetivo.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto 

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz