REFLEXÃO /

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019, 07h:00

A | A | A

Planejamento pessoal

O ato de planejar é considerado por muitos como a maneira mais eficaz para a execução de projetos


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O ato de planejar é considerado por muitos como a maneira mais eficaz para a execução de projetos, principalmente nas áreas da criatividade e educacional.  A título de exemplificação, tem-se no professor, que através do seu “planejamento de aula”, apesar de ser um modelo pré-estabelecido onde já estão definidas suas diretrizes como conteúdos, metodologia, estratégias, objetivos da aula e a avaliação, permitem ao educador desenvolver as suas ações.

Por essas razões, o planejamento é uma importante ferramenta de trabalho para obter melhor qualidade na prestação de serviços ou até mesmo na linha de produção quando se tratar de pequenas, médias e grandes empresas/indústrias e deve seguir certo rigor e disciplina, que, sem esses elementos ficam mais difícil obter bons resultados.

O fato de uma pessoa se programar para realizar determinada tarefa, é uma forma de demonstrar organização e estar preocupada com o compromisso assumido perante seu contratante. Planejar com antecedência possibilita pelo menos duas vantagens, a primeira evidencia o respeito pelas ações a serem desenvolvidas, e a segunda consiste no preparo para os possíveis imprevistos que poderão surgir durante a sua trajetória.

Esses fatores, quando bem desenvolvidos, podem resultar na melhor qualidade final de serviços, já que o ato de planejar viabiliza praticidade e agilidade em todas as etapas da realização.

Os benefícios do planejamento pessoal são muitos, já que para sua prática é necessária adoção de novos métodos e novos recursos. Tais mecanismos auxiliam a vida profissional daquele que presta serviços. Além de deixá-lo mais preparado no dia a dia, tornando-o mais estruturado e mais produtivo.

Planejar está ligado diretamente ao fator temporal. É preciso definir o início e o fim para cada uma das atividades, o que significa verificar todas as possibilidades para atingir as metas estabelecidas, considerando possíveis contratempos e obstáculos que poderão surgir durante o processo. Por essas razões é fundamental desempenhar estratégias para superar tais obstáculos. 

O planejamento pessoal é ainda responsável, além da qualidade de produtos, pelo crescimento da pessoa enquanto prestadora de serviços, uma vez que as tornam mais ágeis e eficazes.

Ao preparar um planejamento, este deve proporcionar tranquilidade e segurança, principalmente àquela relacionada ao tempo exato para a sua execução.

Assim, o planejamento também é corresponsável pelo sucesso das ações desenvolvidas, já que a sua pretensão está fundamentada na eficiência.

Planejar permite organizar as ideias e conduzir as trilhas corretas e os caminhos com maior segurança, seguindo passo a passo em cada uma das etapas daquilo que se pretende executar.

O sucesso da execução de projetos propostos dependera basicamente da maneira com a qual fora feita o planejamento e a sua organização.

Aquele profissional que se organiza ou planeja seus ideais com antecedência terá maior vantagens em relação à pessoa que leva a vida na base do improviso. Aliás, o verbo improvisar não deve fazer parte do vocabulário de nenhum profissional.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                     

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Fé na Luta

Nos ajudem a construir a sociedade que sonhamos...com coragem e humanidade!!!

Busca pela perfeição

Ser do BEM ou do MAL vai depender da forma com a qual as pessoas agem no seu dia a dia

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.