propaganda

REFLEXÃO /

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Perfeccionismo

Normalmente, os perfeccionistas são pessoas detalhistas, que conseguem manter o foco em suas atividades pelo tempo suficiente para entregar um resultado mais do que satisfatório e, de preferência, sem erros


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato

Você sabe o que é uma pessoa perfeccionista? Primeiro, vamos à definição deste traço de personalidade. Ser perfeccionista é tentar ser o melhor em tudo aquilo que se propõe a fazer. Ser o colaborador com os melhores resultados, o pai ou a mãe perfeito e o marido ou a esposa que todo companheiro pediu para ter. Costuma ser também aquela pessoa que não admite errar, não lida muito bem com críticas e segue um padrão altíssimo de exigência.

Normalmente, os perfeccionistas são pessoas detalhistas, que conseguem manter o foco em suas atividades pelo tempo suficiente para entregar um resultado mais do que satisfatório e, de preferência, sem erros.

Para manter esse padrão de excelência, eles precisam ser organizados também. Costumeiramente, montam cronogramas e planejam cada etapa do todo com muita meticulosidade. Como se pode notar, nem sempre o perfeccionismo é algo ruim. Todas essas qualidades citadas são positivas e colaboram para uma vida pessoal e profissional saudável.

O grande problema é quando essas características vêm acompanhadas da cobrança exagerada e da autocrítica desmedida. Mas isso é assunto para mais à frente. Agora, vamos conhecer outros detalhes da personalidade de um perfeccionista.

Será que você se encaixa em alguns deles? Confira: Determinação e comprometimento; Padrão de exigência elevado consigo mesmo e com os demais; Falhas nunca são bem-vindas; Dificuldade em lidar com críticas; Elevado nível de competitividade; Dúvidas em relação à capacidade do outro; Problemas para trabalhar em equipe; Frustração quando algo fica abaixo das expectativas.

Para ter certeza se o perfeccionismo está afetando a sua vida de uma forma negativa, é fundamental prestar atenção em algumas atitudes. Separamos dez delas para você avaliar se está na hora de repensar determinados hábitos.

Confira!

1. Tentativa incansável de agradar os outros;

2. Acha que as frustrações do perfeccionismo são o preço para o sucesso; 3. Desculpa para a procrastinação;

4. Ninguém é bom o suficiente;

5. Leva tudo para o lado pessoal; 

6. Não tem confidentes;

7. Chora sobre o leite derramado; 8. Comemora quando os outros falham;

9. Sente falta da escola;

10. É tudo ou nada.

 

Beatriz Rufato

Psicóloga

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz