BENEFÍCIOS /

Segunda-feira, 01 de Abril de 2019, 07h:00

A | A | A

Ócio Criativo

Não se deve confundir ócio com preguiça


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Ócio criativo é uma inovação na área da produtividade, a ideia foi desenvolvida pelo sociólogo italiano Domenico de Masi. Para este pensador, o futuro do trabalho na sociedade pós-industrial está marcado pela união entre estudo e lazer.

Entende-se que a expressão ócio é toda ação que se relaciona a “folga, repouso ou quietação”. Trata-se daquele “espaço de tempo em que se descansa” ou em uma linguagem mais direta: “período que não se faz nada”.

O conceito de ócio criativo foi desenvolvido em resposta à insatisfação pessoal do seu criador, diante do modelo centrado na idolatria do trabalho e competitividade.

O objetivo é demonstrar que a satisfação pessoal no dia a dia pode aumentar a criatividade, e como consequência, esta ação permite o crescimento potencial de imaginação necessário para melhorar o desempenho produtivo no trabalho.

Mas não se deve confundir ócio com preguiça, como pensa a maioria das pessoas, a principal diferença é que o ócio pode gerar produtividade e ter alguma significância; a preguiça é insignificante por si só.

Ao contrário do que muitos acreditam, ócio criativo não significa não fazer nada. Por ócio criativo deve-se entender a união entre trabalho, estudo e lazer, de forma que alguém possa experimentar a riqueza gerada pelo trabalho, o conhecimento ocasionado pelo estudo e a alegria proporcionada pelo lazer.

Sabemos que trabalhar é necessário e essencial à nossa subsistência, pois gera valores e nos permite melhorar nossa organização financeira. Só que esses valores, não são somente representados pelo poder, propriedades e dinheiro, mas sim pela capacidade de inovação, criatividade e geração de conhecimento.

Quem ama o que faz, tem o costume de afirmar que o trabalho é um ato prazeroso, e muitas vezes, não conseguem distinguir trabalho com o lazer. O resultado é um só: aqueles que são apaixonados por suas atividades, sentem prazer em realizá-las e trabalham com maior motivação e criatividade.

O ócio possibilita maior produção em razão da disponibilidade de tempo que as pessoas passam ter, e saber fazer uso da ociosidade pode trazer uma série de benefícios, inclusive no que diz respeito aos cuidados pessoais. 

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Fé na Luta

Nos ajudem a construir a sociedade que sonhamos...com coragem e humanidade!!!

Busca pela perfeição

Ser do BEM ou do MAL vai depender da forma com a qual as pessoas agem no seu dia a dia

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.