ARTIGO /

Terça-feira, 29 de Março de 2016, 16h:44

A | A | A

Nossos verdadeiros heróis: os policiais de Primavera

A cada situação que vivemos cotidianamente notamos o quão é difícil nossa missão na Segurança Pública


Adriano Marcos Alencar

Delegado Titular da Delegacia Municipal

 

Após ingressar no serviço público em meados de 2001 e desde então estamos a trabalhar a mais de 15 anos na seara policial, posso afirmar com certeza que os verdadeiros heróis que conheço na Segurança Pública local são os Policiais de Primavera, independente da força policial que laborem. Trabalhar com estas questões prioritárias na vida da sociedade, principalmente em momentos como o que vivemos,muitas das vezes sem as condições necessárias e adequadas, sem uma política de Governo permanente,independente do Chefe do Executivo e ainda enfrentar as inversões de valores que por vezes nós policiais enfrentamos, estimuladas ao longo dos tempos pelos meios sociais, não é tarefa das mais fáceis. Somos heróis,levando-se em conta que ao ingressarmos nas Polícias colocamos nossas vidas em risco permanente, diante de uma Constituição que protege a todos (sociedade, policiais, infratores) na teoria e nos esquece na prática.

Tivemos a grata oportunidade de exercermos cargos (Aluno Sargento, Investigador e Delegado) tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Judiciária Civil, em três Estados da Federação (Goiás, Tocantins e Mato Grosso) e termos amizades policiais espalhadas por todo o território brasileiro, sendo que mantemos contatos pelo importante instrumento das redes sociais.A cada situação que vivemos cotidianamente (conhecendo tanto a parte técnico-jurídica quanto pratica da atividade policial) notamos o quão é difícil nossa missão na Segurança Pública, para ilustrarmos os atuais momentos vamos remeter os leitores a buscar três vídeos conhecidos de Delegados desabafando do atual momento que vivemos na persecução penal: Dr. Sérgio atual Delegado Regional de Sinop/MT (https://www.youtube.com/watch?v=u41FPdqir5c), Dr. Rodrigo Larizzatte, Delegado da 4ª Delegacia do Guará/DF (https://www.youtube.com/watch?v=IRPnU6xVtfo) e por último o DelegadoRamon Queiroz  de Iporá/GO (https://www.youtube.com/watch?v=-B3pw3EYN1w) vídeos que se encontram em nossa página no Facebook para conhecimento (Polícia Judiciária Civil de Primavera do Leste).

Nem por isso, diante de tantos problemas que existem na persecução penal (falta de vagas nos presídios, questões legais materiais/processuais e de execução penal, ausência de política nacional de Segurança Pública, orçamento para fazer frente às questões humanas e estruturais das corporações policiais etc)que acabam também por afetar os outros órgãos de persecução penal(Defensoria, Ministério Público e Poder Judiciário) nós policiais de Primavera, verdadeiros heróis anônimos,não deixamos de levantar para buscar prestar 24 horas, todos os dias do ano, o melhor serviço policial diante das condições ofertadas pelo Estado para a sociedade que servimos e estamos inseridos, já que somos oriundos das diversas camadas sociais que contemplam nossa formação ímpar. Somos o socorro certo nos momentos de insegurança, a quem a população devaprocurar, confiar e por que não dizer enaltecer quando apresentamos as soluções esperadas e legais que a população almeja.

Mesmo assim diante das dificuldades, se analisarmos as estatísticas dos vários órgãos envolvidos nas questões de Segurança Pública vamos observar que as Polícias nunca prenderam tanto como no momento atual, estando a Cadeia Pública de Primavera lotada! Por incrível que pareça ao cidadão primaverense, mesmo sendo preso em flagrante delito, mesmo existindo provas incontestes da materialidade e autoria, mesmo sendo réu confesso (sendo que em Primavera com apoio do Poder Judiciário inovamos com o interrogatório no sistema audiovisual), o sistema oferece a quem comete um crime a presunção de inocência, garantindo-lhe a possibilidade de aguardar o deslinde do processo penal por vezes em liberdade, ou até mesmo por falta de vagas no sistema prisional vindo a ser liberado com tornozeleira, por exemplo, e a permanência na condição de “réu primário” até o trânsito em julgado da ação que, por sua vez, é um processo demorado e que pode ser adiado diante das brechas legais recursais, se o autor possuir bons advogados. Sendo que em algumas situações nós policiais somos cobrados por situações que não nos competem na Segurança Pública, nem temos atribuições para resolver.

A questão inicialmente levantada da inversão de valores deva ser enfrentada com a melhor educação e conscientização de nossa população, colocando nós policiais como verdadeiros garantidores de direitos dos cidadãos de bem, nos moldes que conhecemos em nações desenvolvidas e com uma educação de qualidade acessível a toda sua população. Quando um policial sofre um revés nestes países diante do enfrentamento legal da criminalidade, vindo até mesmo a óbito o tratamento do Estado, da população e dos órgãos da sociedade civil organizada é de tamanha consideração com o policial, com sua família e com as Polícias que precisamos fazer essa reflexão. Não estamos aqui a dizer que porventura sejam negados direitos a quem quer que seja, todavia nós policiais há tempos esperamos também melhor tratamento. 

Tratamento esse que conquistamos em Primavera graças aos bons resultados apresentados para população, graças ao Pai Celestial o ano de 2015 foi um ano extraordinário para a Segurança Pública de Primavera do Leste, graças à união de esforços de todos Policiais e principalmente uma ação proativa das forças policiais, assim as Polícias tiveram um trabalho mais visível para a população na questão de Segurança Pública, sendo destaque no ano de 2015 segundo os órgãos de imprensa,por redução significativa de crimes, principalmente os homicídios que tiveram a maior redução no Estado de Mato Grosso. Aos nossos heróis Policiais que trabalharam em prol de uma Segurança Pública diferenciada, profissional e de respeito aos cidadãos os meus sinceros elogios, que ao nosso entender, são merecidos diante do resultado espetacular que juntos obtivemos. Como cidadão e Delegado agradeço a todos policiais, independente da Instituição, nossos heróis pela melhora considerável da Segurança Pública de Primavera.

 

 

 

 

 

4 Comentário(s)
Quando querem trabalhar...
enviado por: gilmar em 29/03/2016 às 19:29:19
3
 
0
responder
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
enviado por: malcon em 29/03/2016 às 21:40:07
0
 
0
responder
Parabéns a Polícia de Primavera do Leste, estão realizando um ótimo trabalho. Para ficar melhor ainda, que tal começar a investigar os "ladrões" de grande porte, tipo políticos e empresários corruptos.
enviado por: Odair em 30/03/2016 às 09:04:20
4
 
0
responder
Parabéns, realizam ótimo trabalho "quando querem trabalhar".
enviado por: Henrique em 30/03/2016 às 10:37:40
3
 
0
responder

MAIS Primavera Do Leste

Meio Ambiente

Os verbos como “cuidar”, “guardar” e “preservar” devem fazer parte do vocabulário daqueles que querem um meio ambiente sustentável

Como eu aprendo?

É típico de quem só ouviu falar sobre aquilo e acha que aprendeu por osmose

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz