propaganda

REFLEXÃO /

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Motivação

Sabe-se que cada pessoa possui uma motivação individual, porém quando instigado por uma boa liderança, é possível aumentar a motivação, através da influência do líder


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Estar ou pertencer a uma equipe motivada pode fazer toda a diferença na produtividade, além de elevar a autoestima de seus membros, a motivação cria vínculos e pode despertar a criatividade. 

Muitas vezes, a motivação deve partir do líder de uma equipe, pois se trata de uma das principais formas para atingir objetivos em uma organização, independente da sua modalidade; motivar é fundamental para obter bons resultados.

A título de esclarecimento, considera-se como equipe aquele grupo de pessoas com habilidades especiais reunidas com objetivos específicos em realizar atividades em comum, com a finalidade de cumprir determinadas metas e despenhar papeis pelos quais têm responsabilidades.

Sabe-se que cada pessoa possui uma motivação individual, porém quando instigado por uma boa liderança, é possível aumentar a motivação, através da influência do líder.

O sucesso da produtividade vai depender de dois fatores: a motivação interna (aquela que é nato da pessoa) e a externa (que advém do líder), mas para que isso ocorra é necessário compatibilidade de ideias e respeito às opiniões alheias. Segundo o entendimento de John Adair (Autor britânico), o percentual é de 50% da pessoa e os outros 50% são externos (do ambiente e de outros fatores motivadores externos).

Assim, é fundamental ter entusiasmo, que pode surgir dessas duas formas, interna e externamente.

Estudos indicam que o índice de desempenho em muitas atividades está ligado à falta de motivação em determinados grupos, sobretudo no que se refere à falta de recursos, ausência de estratégias, falta de execução nos projetos, lideranças ineficientes, falta de compromisso entre outros podem ser os principais vilões pela falta de bom desempenho de uma equipe.

Existem algumas medidas que podem causar efeitos positivos e motivar equipes, tais como: a valorização do ser humano, dedicação à equipe, fácil comunicação entre os componentes da equipe, assim como também saber delegar responsabilidade para cada um dos participantes. Estas são estratégias que contribuem para o crescimento da produtividade, mas nada se compara com o exemplo do líder. Bons exemplos falam mais que palavras.

Lideranças necessitam de bons modelos que moldem comportamentos que se deseja de seus integrantes. Pode se motivá-los através de atitudes positivas, incentivos e entusiasmo.

Ademais, a comunicação é essencial para informar, motivar e monitorar o progresso dos integrantes da equipe. Quando necessário, as opiniões e orientações são importantes para o desenvolvimento das habilidades de todos. No papel de líder é melhor comunicar excessivamente do que omitir informações para o seu grupo.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz