REFLEXÃO /

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Meio Ambiente

Os verbos como “cuidar”, “guardar” e “preservar” devem fazer parte do vocabulário daqueles que querem um meio ambiente sustentável


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A expressão educação ambiental surgiu apenas nos anos 70, demonstrando naquela década preocupação com o emblemático tema sobre o “meio ambiente”. A partir de então surgem vários acontecimentos em todo o planeta que solidificaram essas questões, como a Conferência de Estocolmo, em 1972; a Conferência Rio-92, em 1992, realizada no Rio de Janeiro, que estabeleceu importantes medidas; Agenda 21, que foi um plano de ação para o século XXI visando à sustentabilidade da vida na terra, entre outros.

A utilização dos recursos naturais pelo o homem surgiu para suprir as suas necessidades básicas, como alimentação, abrigo e obtenção de energia. Desta forma, é comum o pensamento consumista em relação aos recursos extraídos da natureza, vistos por vários anos como inesgotáveis. Todavia, vem crescendo o pensamento que valoriza o meio ambiente, partindo do pressuposto de que todas as espécies têm direito à vida, independente do seu grau de complexidade.

Sabe-se que a preservação do meio ambiente é uma preocupação constante de todos e é parte da seguinte argumentação “Aquele que ama e preserva o meio ambiente está preservando a própria vida”.

Para preservá-lo é necessário executar apenas pequenas tarefas diárias que, em geral, podem começar dentro da própria casa. São pequenas atitudes que melhoraram o mundo e uma delas consiste na separação e reciclagem do lixo. Recomenda-se conhecer outras práticas de preservação e transformá-la em hábitos diários. Essa prática é uma forma de manter um ambiente saudável através de simples e concretas ações.

Os verbos como “cuidar”, “guardar” e “preservar” devem fazer parte do vocabulário daqueles que querem um meio ambiente sustentável.

Assim, caberá a cada um de nós, brasileiros ou não, o dever de defender e cuidar do meio ambiente que foi um presente de Deus e essencial à qualidade de vida.

O artigo 225 da Constituição Federal afirma que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê lo e preservá lo para as presentes e futuras gerações”.

Dessa maneira, a proteção, exploração e uso dos recursos naturais estão disciplinados em leis específicas e devem ser respeitadas. A data é comemorada no dia 05 de junho em todo o planeta. 

Apesar das dificuldades de ensinar, nas escolas, sobre a Educação Ambiental é possível abrir o diálogo e encontrar um ambiente favorável para promover essa conscientização, pois o ambiente escolar se mostra um importante agente para transformações. Levar os alunos a conscientização de que são partes fundamentais para a manutenção da vida no Planeta e motivá-los a transmitir os conhecimentos adquiridos é um poderoso e eficaz recurso, mesmo que seja em longo prazo.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Você foca na solução ou no problema?

O objetivo principal do ser humano é encontrar a felicidade, ela está no futuro, o desafio então é preencher a lacuna que existe entre onde você está agora e objeto de desejo

Transtorno de personalidade histriônica

As pessoas que apresentam tal transtorno são facilmente influenciadas por outros e pelas tendências momentâneas

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz