propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Iniciativa

Tais pessoas são dotadas de atitudes que possibilitam as novas conquistas e contribuem para as suas realizações pessoais


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A palavra iniciativa indica que a pessoa possui “caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria”. Trata-se de uma “disposição natural; ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros”, segundo a definição de especialistas. Mas o termo vai muito além, pois é o primeiro passo dado na execução de uma ideia ou projeto, e, portanto, é uma qualidade pessoal para a promoção de qualquer empreendimento.

 

A iniciativa muitas vezes é algo nato no ser humano, é uma qualidade fundamental para pessoas que buscam realizar feitos e vão atrás dos seus sonhos. Por isso são chamados empreendedores aqueles que demonstram possuir tais habilidades, e parece ser uma atitude natural, pois elas estão sempre dispostas a enfrentarem os novos desafios, superar obstáculos e alcançar suas metas.

Trata-se de pessoas altamente desembaraçadas, com grandes habilidades para realizar atividades que podem ser inacessíveis para muitos. Tal característica requer alta estima elevada e positividade. Lembrando que ambas são essenciais para superação das dificuldades, e para a conquista e realização de atos. Para tanto se faz necessário ter ânimo e disposição, que também são elementos indispensáveis para idealizar e executar tarefas.

Aquele que tem iniciativa não espera que os outros façam nada por ela, pois a própria pessoa busca por si só completar sua missão, sem a interferência de terceiros.

Tais pessoas são dotadas de atitudes que possibilitam as novas conquistas e contribuem para as suas realizações pessoais. E isso requer três elementos importantes: planejamento, organização e força de vontade.

As boas atitudes são inspiradoras, elas formam ou transformam conceitos e pessoas, uma vez que servem como modelo para muitos.

Pessoas positivas geralmente são aquelas que veem nas crises muitas oportunidades e aprendem com os obstáculos da vida.

A pessoa que apresenta tal requisito, significa possuir boa concepção do ambiente que o cerca, e está sempre focada nas diretrizes, além de saber se colocar perante a sociedade na qual está inserida.

A iniciativa própria é de grande valia, ela é responsável pela grandeza dos atos de qualquer indivíduo, demonstrando este ser uma pessoa dinâmica e despojada para enfrentar as mais diferentes situações, a expressão remete a ideia de ser alguém lutador, que cedo vai à luta, deixando claro que se trata de um desbravador nato.

Enfim, denota-se de uma qualidade importante que contribui para o desenvolvimento pessoal e na realização de novas ações na vida de todos, seja no aspecto social, como também no profissional.

Assim, ser dinâmica é uma das suas principais características, pois se trata de uma pessoa proativa que busca solucionar problemas e superar as grandes dificuldades. Lembrando que a palavra proativa significa que “pensar e agir com antecedência para evitar futuros problemas como, por exemplo, o acúmulo de trabalho”.

Enfim, acredita-se que é uma qualidade importante para o desenvolvimento pessoal e ou intelectual na vida das pessoas, e pode contribuir tanto no aspecto social, como ainda no lado profissional.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na rede pública de ensino

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto