PRINCÍPIOS /

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019, 07h:00

A | A | A

Ética: Elemento essencial à vida humana

Estudioso do tema afirma que a ética apresenta dois princípios básicos relacionados à obrigação: Benevolência e Justiça (igualdade)


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A ética é o princípio básico de conduta para todos os seres humanos, uma vez que ela é o pilar de sustentação da formação do indivíduo, e que o acompanhará por toda sua vida, propiciando-lhe boa convivência.  

Atualmente o homem é visto como sujeito histórico-social, e em razão disso, o comportamento de suas ações não pode mais ser analisado fora da coletividade. E é exatamente por isso que a ética ganha um dimensionamento político (área de avaliação dos valores nas relações sociais): uma ação eticamente boa é politicamente boa, e contribui para o aumento da justiça, distribuição igualitária do poder entre os homens.

A palavra ética teve origem na Grécia e deriva de ethos, esta expressão diz respeito aos costumes ou aos hábitos dos homens. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo, como no individual.

Pesquisas indicam que a ética percorreu um longo caminho, que vem desde a antiguidade, pois ela se distingue da moral e adquiriu contemporaneamente um sentido amplo, sem a qual a vida em geral, seria bem diferente, levando em consideração que a ética está ligada à conduta e o modo de agir de cada ser humano.

Assim, ética é a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ciência da moral; tratado de deveres do homem para com seus semelhantes e para com Deus. No que se refere ao exercício das profissões, a ética é denominada como deontologia (conjunto de normas morais que regem uma profissão; um tratado de deveres).

Estudioso do tema, afirmam que a ética apresenta dois princípios básicos relacionados à obrigação: Benevolência e Justiça (igualdade). O primeiro trata-se de um ato bom, construtivo à vida, tais como: libertar a mente e a alma humana de todos os tipos de irritação, teimosia, banalidades, costumes, rituais, sistemas, práticas e apegos sem função útil. (liberar-se dos vícios e dos maus costumes). O segundo, basicamente consiste na Igualdade de tratamento, Igualdade perante a lei – dar a cada um aquilo que é seu conforme seu merecimento.

Esses princípios podem ser desdobrados em vários valores ou qualidades humanas, são, portanto, as virtudes, consideradas como valores universais que elevam o ser espiritual e devem ser praticadas pela utilidade que os representam.

Acreditar na existência de Deus, na unidade entre todas as religiões é acreditar na igualdade dos homens e nos povos e na unidade do mundo, por causa da irmandade dos homens (na paternidade de Deus). É importante lembrar que o autoconhecimento, a busca do conhecimento, a honestidade, a veracidade, o otimismo, a dedicação e perseverança, a paciência, o sacrifício, a autossuficiência, o contentamento ou gratidão, a justiça, a generosidade, a gentileza, a simpatia, a tolerância, a apreciação de outras culturas e religiões, a harmonia, via manutenção da paz entre todos os homens, a não violência entre as pessoas, a fraternidade, a lealdade e a compaixão fazem parte deste rol de princípios éticos.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública de MT

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

A diferença entre ética e moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade

Conflitos interiores

O homem vive em constante conflito consigo mesmo

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.