ARTIGO /

Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 06h:30

A | A | A

Covid-19 piora doença pré-existente

Pessoas com comorbidades endocrinológicas podem ter respostas piores quando infectadas pelo novo coronavírus


Imagem de Capa
Renata Gabrielly

Pessoas com comorbidades endocrinológicas podem ter respostas piores quando infectadas pelo novo coronavírus, como aponta a revisão publicada no The Journal of The Endocrine Society, no dia 2 de julho de 2020.

 

Os pesquisadores constataram que quando ocorreu a última pandemia de Síndrome respiratória aguda grave (SRAG), em 2013, muitos pacientes desenvolveram síndrome de fadiga pós viral. Ou seja, apresentaram cansaço extremo devido à falta de produção de cortisol pelo corpo, por causa da chamada insuficiência adrenal que os pacientes desenvolvem após a doença.

A Covid- 19 também tem sido causa de novos casos de diabetes e piorando a doença já pré-existente. Isso ocorre por que o vírus consegue entrar nas células que produzem insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue.

O artigo também relata que a deficiência de vitamina D pode trazer mais suscetibilidade e sua suplementação melhora a sua resposta ao infectados pelo coronavírus, embora as evidencias sejam diferentes entre os artigos.

Assim, é importante que os pacientes com comorbidades e apresentaram Covid-19 positivo, após o período da doença ativa, tenham um acompanhamento com o médico endocrinologista para avaliar possíveis alterações desenvolvida pós síndrome viral.

A população não infectada não pode deixar de fazer exames de rotina com o seu médico. Hoje, com a telemedicina, é possível realizar consultas em casa, com toda a segurança necessária.

 

Renata Gabrielly é médica e foca seus tratamentos na longevidade e emagrecimento. Compartilha conteúdos sobre vida saudável em equilíbrio no seu instagram @drarenatagabrielly

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz