MEIO AMBIENTE /

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 07h:00

A | A | A

Conscientizando sobre o ecossistema

Temos que ter a consciência que a economia e a eco sustentabilidade tem que andar de mãos dadas


Imagem de Capa
Diego Costa

Me chamo Diego Costa, tenho 26 anos, sou nascido e moro em Primavera do Leste e sou leitor do jornal O Diário. Têm algumas situações que estão acontecendo em Pva, que me deixam com um questionamento enorme em minha cabeça, sobre algumas atitudes, principalmente pelo setor público.

Está muito claro que a situação ecológica está cada vez mais degradada em todo mundo e com certeza Primavera não está fora desta situação. Basta você relembrar como estava nossa lagoa localizada no Parque das Águas e nossa nascente no bairro Jardim Riva nos últimos anos. A cada ano que se passa, nesses períodos de seca, elas se encontram com menos água e muito mais sujas. Cada vez os animais silvestres estão na cidade a procura de comida e água, e isso não é uma cena incomum por aqui. Entenda que a qualidade que os animais vivem hoje, é a qualidade que viveremos no futuro.

Não cabe em minha cabeça, ver árvores sendo derrubas em pleno Século XXI. Posso estar errado, porém, imagino que muitas das vezes que essas árvores são cortadas na parte pública da cidade só por questão de estética para algumas corporativas ficarem mais visíveis para melhorar seu marketing. Tenho essa impressão porque depois de cortadas é plantado uma palmeira com um jardim que talvez pode gerar um custo bem mais alto e com certeza um clima muito menos favorável para nossa qualidade de vida. Por questão de estética!?

Sei que algumas dessas árvores estavam podres e necessitavam de manutenção, mas, ao invés de reflorestar com árvores de procedência que não apresente perigo de cair galhos em pessoas e que não tenha risco de rachar as calçadas para o cidadão. O que chamamos de planejamento florestal urbano permitindo o cidadão caminhar em um clima mais fresco, estacionar seu carro na sombra e respirar um ar melhor, resumindo trazendo qualidade de vida para a população.

Se continuarmos assim estamos colaborando para o clima ficar cada vez mais desfavorável.

Apesar de ter um projeto, que não sei se ainda existe, em que a Prefeitura doa muda de árvores para os cidadãos plantarem em seu bairro (que inclusive estão de parabéns), ainda vejo que falta exemplo, conscientização e responsabilidade ambiental por parte do Poder Público e Privado, para colaborar no despertar do cidadão comum no ponto ecológico, pois são pessoas de muita responsabilidade e poder!

Está muito claro que não estamos conscientizados. É lamentável ver as pessoas jogando tanto lixo na rua como se não fosse nada, como se não fosse sua casa, o alto consumo de plásticos, a falta de centros de reciclagem, desmatamento em grande escala, degradando cada vez mais o ecossistema, que na maioria das vezes são por interesses pessoais ou por ignorância sobre o que está acontecendo.

Primavera do Leste é uma cidade de alto padrão com total capacidade para um projeto de coleta de lixo seletiva para material plástico, radioativo, borrachas entre outros.

Hoje ensinamos as crianças a separar o lixo na lixeira, mas infelizmente o destino é o mesmo. Hoje um eletrodoméstico queimado, por exemplo, é jogado junto com o lixo domiciliar. Primavera tem condições de ser mais e de ser exemplo ambiental para todo o estado, que tem prezado pouco pela natureza tão exuberante que tem.

Nossa lagoa poderia ser mais arborizada e estruturado com mais lixeiras trazendo bem-estar para a população.

Penso também que seria um ótimo projeto ter algum incentivo para os empreendedores de loteamento para deixar, além da aérea de preservação, um espaço significativo de florestamento em que o cidadão possa desfrutar, criando novos parques para bem-estar geral da população.

Não estou falando em termos de moralidade, mas sim, em aspecto de vida de gerar e criar uma responsabilidade ambiental em cada um de nós e que pode funcionar melhor para todos.

Sei que todos esses projetos podem gerar um custo, porém, se dermos atenção somente no setor econômico, vamos pagar um preço muito mais alto. Infelizmente, em nível de percepção não é realidade para muitos ainda. Mas se você deixar sua a percepção um pouco mais aguçada, perceberá que Primavera está crescendo sem planejamento de eco sustentabilidade.  

Faça um teste! Deixe sua casa sem limpar por uma semana, mesmo que você jogue o lixo no lixo, veja como ela vai ficar, depois comece a enterrar seu lixo no seu quintal sem um procedimento correto de coleta seletiva. Tudo que existe de vida ao redor vai degradar aos poucos. Inclusive você.

Estamos em um modo em que a humanidade como um todo ainda não atingiu a realidade do jeito que é.

No último mês de julho, saiu estudo feito pela Global Footprint Network, que a humanidade atualmente utiliza os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido “que a capacidade de regeneração dos ecossistemas. Gastamos o capital natural do nosso planeta, reduzindo ao mesmo tempo sua capacidade futura de regeneração".

Temos que ter a consciência que a economia e a eco sustentabilidade tem que andar de mãos dadas.

Acredito que é de suma importância um projeto de coleta de lixo seletiva e uma campanha de conscientização sobre a preservação em nosso ecossistema, mas além disso, devemos ser exemplos, pois a ecologia não é um assunto acadêmico. Ecologia é a base da nossa existência.

Se olharmos para nosso meio ambiente (ecossistema) com os mesmos olhos que temos por nós mesmos não mudaremos, mas sim transformaremos um ambiente (ecologia melhor).

Você já pode fazer uma enorme diferença evitando ao máximo sacolas plásticas e jogando lixo no lixo.

Como humanos todos podemos e devemos fazer nossa parte.

Paz!

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Meio Ambiente

Os verbos como “cuidar”, “guardar” e “preservar” devem fazer parte do vocabulário daqueles que querem um meio ambiente sustentável

Como eu aprendo?

É típico de quem só ouviu falar sobre aquilo e acha que aprendeu por osmose

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz