propaganda

ARTIGO /

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020, 06h:30

A | A | A

COMUNICAÇÃO

Embora o silêncio nos leva à reflexão, ele pode transmitir mensagens e códigos que merecem ser observados


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto é professor na rede d

A comunicação é tão antiga quanto à própria história da humanidade, pois ela nos deu possibilidades de aproximação com outras pessoas. Unindo-nos com outros nos mais longínquos lugares do planeta, possibilitando a transmissão de mensagens e outras informações. A comunicação se dá verbal e não verbal (textos e figuras, respectivamente).

A fala, a escrita, os sinais e até mesmo o silêncio podem servir como forma do homem se comunicar. Embora o silêncio nos leva à reflexão, ele pode transmitir mensagens e códigos que merecem ser observados.   

A comunicação entre os homens evitou grandes catástrofes, conquistou o espaço, viabilizou as grandes aventuras realizadas em todo o mundo.

Atualmente o fato do homem se comunicar é responsável pelo conforto e bem-estar da humanidade. O ato de se comunicar fez do homem um ser superior, tornando-o o que ele é nos dias atuais.

Comunicar-se é também interagir com o outro, expor os conhecimentos adquiridos e suas experiências; transmitir e receber instruções, mas principalmente, o ato possibilita a convivência entre as pessoas.

A boa comunicação pode passar segurança e confiança aos seus praticantes. Ela pode abrir as portas para os relacionamentos afetivos. A pessoa que possui boa comunicação possivelmente ocupa os melhores cargos dentro de uma organização, obtêm grande sucesso nas atividades laborais que requer tais

Mas é a qualidade da comunicação que possibilita a promoção da pessoa no meio em que convive. Destacando-o perante as demais pessoas, e quanto maior o seu poder de desempenho, maiores serão seus resultados. 

A comunicação reflete diretamente nos relacionamentos humanos. Ela muda atitudes e moldam comportamentos, transformando as pessoas e permitindo seu crescimento profissional e pessoal. E por consequência, seu crescimento intelectual.

A tecnologia e a forma de encarar os desafios fizeram com o que o homem evoluísse e atingisse esse grau de evolução. Isto fez do homem o que ele é hoje, e sem ela a vida seria monótona e estática, pois o homem praticamente não teria evoluído na mesma proporção.

A tranquilidade e o conforto desfrutados pelas pessoas na atualidade são frutos da comunicação que evoluiu e possibilitou que todos viverem melhor. Ela está nitidamente em nosso meio: transportes, telefonia fixa e móvel, sistemas de jornais, rádios, TV, internet, afinal, são através e por meio deles que a interação entre todos se concretiza.

A comunicação também pode estar ligada ao desejo e ambição das pessoas. Sem desejo e nem ambição não existe vontade. E sem essa última, não há evolução.

A comunicação trouxe o desenvolvimento ao lugar e às pessoas de determinada região, levando e transformando culturas e esclarecendo dúvidas através do ato de contar (ou recriar) a nossa história.

O ato de comunicar, além de possibilitar evolução da humanidade em diversos aspectos, contribuiu ainda para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, realizando proezas que curam, aproximam e tornam melhores e mais esperançosos os nossos dias.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz