ARTIGO /

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2016, 12h:16

A | A | A

Como se preparar para vender à geração Alfa?


Jaques Grinberg

 

As gerações mudam e poucos conhecem cada uma delas. Elas são, os veteranos, boomers, geração X, Y, Z e a geração Alfa. O comportamento de consumo, de compra, de cada uma das gerações está relacionado ao momento socioeconômico, cultural e histórico.

Quer conhecer um pouco?

Veteranos: nascidos entre 1922 e 1944. Passaram por duas guerras e como consumidores evitam parcelar, compram o que precisa e sem exageros. São conservadores e não gostam de arriscar.

Boomers: nascidos entre 1945 e 1965.  Gostam de gastar e valorizam a aparência e o status.  Investem em bens materiais como carro e casa e gostam de aproveitar a vida com qualidade. Este grupo é dividido entre os Baby Boomers (1945 à 1954) e Boomers (1955 à 1964).

Geração X: nascidos entre 1960 e 1977.  São informais no trabalho e valorizam a qualidade de vida. Preferem ganhar menos e aproveitar a vida. Investem em viagens e entretenimento.

Geração Y: nascidos entre 1978 e 1995. Agitados, informais, imediatista e impacientes, são as suas principais características. Acreditam em um futuro melhor e buscam mudanças. A tecnologia faz parte da sua vida e precisam estar conectados (internet).

Geração Z: nascidos entre 1996 e 2009. A internet já existia quando nasceram e não sabem viver sem ela. São preocupados com o meio ambiente, sustentabilidade e muitos parecidos com a geração Y.

Geração Alfa ou Alpha: nascido após 2010. Ainda não é possível definir o seu perfil de compra, é uma geração nova. É chamada de Alfa por falta de uma nova nomenclatura, ainda não existente. Alguns dizem que será Geração M (geração Mobile). Aliás, já é uma dica para entender o seu perfil como futuros consumidores.

Eu sempre escrevo e comento nas minhas palestras, os vendedores precisam estar preparados da mesma forma que os advogados se preparam para uma audiência e os médicos para uma cirurgia. Conhecer o que vende, os concorrentes e a empresa onde trabalha é uma obrigação para os vendedores, mas conhecer o perfil dos consumidores torna-o um diferencial no mercado e maximiza os seus resultados em vendas e fidelização de clientes.

Daqui cinco anos, os primeiros membros da geração Alfa já serão nossos consumidores, com poder de decisão. Para alguns produtos, já são influenciadores no momento da compra. Lembre-se, cinco anos para um negócio é pouco tempo, passa muito rápido.

E acredite, ainda existem empresas que não estão conectadas. Não possuem site, perfil nas redes sociais e muito menos um aplicativo mobile. Como vender para esta nova geração se não estiver presente onde e como eles querem e irão comprar? Para e pense!

O que você precisa mudar hoje, e depende só de você, para a sua empresa estar preparada para sobreviver nos próximos 10 anos? Esta é uma pergunta de coaching, uma pergunta inteligente para você refletir e agir.

Jaques Grinberg

 

Empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. Conhece na prática as dificuldades de crescer e manter um time qualificado e motivado. É considerado o maior especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem, um livro prático e interativo que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para todos os profissionais e segmentos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

O fogo não dorme!

Entre uma área em chamas vorazes e outra sem as chamas, tem gente, têm máquinas, tem suor e trabalho ininterrupto

Por que as pessoas mudam?

“O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição.” Sigmon Freud

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.