
Os momentos na vida na maioria dos seres humanos são repletos por bons momentos e outros não. E a felicidade é um desses sentimentos tão nobre que e tão sonhado por todas as pessoas.
Pela busca da felicidade, pessoas já realizaram grandes feitos, façanhas inimagináveis, loucuras de amor, entre outras ações.
Essa busca pela felicidade é um exercício praticado com muita frequência por muitos e na maioria do tempo nem nos damos conta disto.
Mas a felicidade é um efêmero momento apenas, é um sentimento que logo poderá ser substituído por outra sensação, e que oscila de acordo com os acontecimentos em nossas vidas. Na verdade, são pequenos momentos, que, dada a sua intensidade, marcam mais pela sensação de bem-estar que ela pode nos proporcionar. Ela pode mudar o nosso comportamento momentaneamente e tornar melhor o nosso cotidiano.
Este sentimento pode ser encontrado muito próximo de nós e nas coisas mais simples da vida. Em geral, é no grupo familiar que ele se manifesta, outras vezes no trabalho, no meio social ou escolar, pois são esses segmentos que contribuem em parte pela nossa felicidade plena. Mas sem dúvida, é no amor que ela se intensifica e se manifesta com mais propriedade.
Ademais, a rotina diária em nossas vidas, geralmente, são aqueles vividos entre a família, o trabalho e os estudos, e apesar de serem simples, eles são bastante significativos, pois de qualquer forma nos proporcionam prazer e nos tornam felizes, ainda que em pequena escala.
Os grandes momentos da vida são aqueles representados por datas especiais; eventos importantes que podem nos marcar profundamente. Eles simbolizam algo inesquecível em nossas vidas, e podem estar relacionados ao dia de casamento ou ate mesmo ao nascimento de nossos filhos, ou ainda a conclusão de um curso superior.
A vida é um presente indescritível, por isso é marcada por momentos, sejam pequenos ou grandes, são fundamentais para prosseguimos em nossa caminhada, e seguir a nossa trajetória de vida, trilhando novos trajetos e até escrevendo a nossa história. E essa trajetória, na maioria das vezes, depende exclusivamente da forma com a qual cada um de nós conduz a própria vida.
Por outro lado, os nossos caminhos podem se tornar mais curtos quando o trilhamos em boas companhias e com alguns objetivos pré-definidos na vida, além de torna-la mais fácil e mais prazerosa.
Ser feliz, portanto, significa ter pequenos e grandes momentos na vida que nos impulsionam a buscar e atingir novos objetivos.
A felicidade também pode ser a responsável pela qualidade de vida, ela contribui com a nossa autoestima, e pode ainda ser a responsável pelo sucesso nas nossas empreitadas diárias.
Para a felicidade plena, não depende apenas de nós, fatores externos podem mudar repentinamente esse nobre sentimento.
Ernesto de Sousa Ferraz Neto
Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso