ARTIGO /

Quinta-feira, 03 de Março de 2016, 09h:22

A | A | A

Brasileira, há 17 anos nos EUA, ajuda imigrantes a tirarem vistos nos Estados Unidos

Existem dois tipos de vistos utilizados por pessoas que querem imigrar para os EUA


Imagem de Capa
Kelly C. Fontoura

Todos sabemos que a História dos Estados Unidos é marcada por imigrantes. A Constituição Social daqui sempre favoreceu a esse apelo imigratório, o que resultou em um ambiente multicultural.

Evidentemente muita coisa mudou com o passar do tempo, e as políticas de imigração também tiveram algumas mudanças bastante consideráveis após o 11 de setembro de 2001.

O objetivo dessa matéria é falar um pouco sobre dois tipos de vistos que têm sido muito utilizado por pessoas interessadas em imigrar para os EUA, mesmo que temporariamente, e estabelecer negócios na América.

TIPOS DE VISTOS PARA NÃO

IMIGRANTES NOS EUA

VISTO L-1

O visto L-1 é um visto de não-imigrante e permite que uma entidade sediada no exterior abra um novo escritório nos EUA e transfira um executivo ou gerente de multinacional (L-1A) ou pessoal de conhecimentos especializados (L-1B) ao seu escritório nos Estados Unidos.

Sendo um visto de dupla intenção, permite o requerimento do estatuto de residente permanente (Green Card) aos imigrantes, uma vez que se atendam aos requisitos. Os portadores do visto L-1 devem, obviamente trabalhar na empresa sediada nos Estados Unidos, e sua família direta recebe o visto L-2, podendo o cônjuge trabalhar em qualquer outra empresa nos EUA e os filhos estudar apenas.

Inicialmente, o visto L1A é emitido por um período de um ano, com o objetivo de iniciar as operações da subsidiária americana, podendo ser renovado por mais dois anos (o total do período autorizado de permanência do portador do L1A é de sete anos). A renovação do visto será concedida após análise do crescimento e dos dados financeiros do primeiro ano da subsidiária americana entre outras considerações;

Uma vez renovado por dois anos, o titular do visto L1A p

oderá solicitar a residência permanente (Green Card), sendo a empresa Americana o “sponsor” do green card desse portador de L1A e seus familiares.

Nao é preciso investimentos altos, mas o suficiente para sustentar o negócio enquanto o mesmo se adapta.

Com o pagamento de Premium Processing, ou seja, uma taxa para agilizar o processamento do visto, a resposta pode sair em até 15 dias.

VISTO E-2

O E2 é um visto que permite ao investidor viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, a partir de um investimento em um comércio já existente no país, comércio novo ou franquia.

Outro tipo de visto bastante interessante e pouco divulgado no Brasil é o E2. Pouco divulgado porque nao é um visto para brasileiros, pois o Brasil nao faz parte do tratado comercial com os Estados Unidos. No entanto, brasileiros com cidadania comprovada em países que fazem parte do tratado... cito os mais comuns: Italia, Paraguai, França, Bolívia, Chile, Polônia e outros, se qualificam para essa categoria.

O programa E2 fornece um visto temporário de cinco anos. Podendo  ser renovável e  prorrogado por tempo indeterminado, desde que os investimentos nos Estados Unidos continuem.

O cônjuge do investidor recebe automaticamente uma autorização de trabalho sem restrições, enquanto as crianças menores estão incluídas sob o status de visto dos seus pais.

O E2 é um visto que permite ao investidor viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, a partir de um investimento em um comércio já existente no país, comércio novo ou franquia.

Outro ponto importante para se destacar no visto E2 é que não existe um montante fixo, determinado pela imigração, mas o suficiente para se manter o negócio, com um valor reserva para se tocar o negócio. O que existe é a análise, subjetiva, de um oficial da imigração para avaliar a rentabilidade desse negócio e a capacidade dele continuar a existir. É possível investir em praticamente qualquer coisa na área comercial, mas é preciso ter um bom plano de negócio. Caso esse comércio venha a gerar empregos, mas bem visto será aos olhos da imigração para que o visto continue a ser renovado.

Kelly C. Fontoura

Senior Paralegal – Immigration Matters

Kelly@martincliu.com

 

kfontoura@hotmail.com

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz