ARTIGO /

Segunda-feira, 23 de Março de 2020, 07h:00

A | A | A

A importância de clareza na comunicação

A comunicação tem o poder de construir ou destruir de acordo com o teor de sua mensagem; ela pode até salvar vidas, e até permitir que a mesma se perca pela sua falta


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Comunicar é essencial para que o homem possa melhor conviver e obter esclarecimentos sobre sua origem, possibilitando-lhe como interagir com seus semelhantes e demais seres que compartilham o mesmo espaço.

 

Trata-se de uma expressão originada de palavra latina “communicare”, que de certa forma lembra a grafia na Língua Portuguesa, cujo significado é “partilhar, participar algo, tornar comum”. Tal ação dá-se ao transmitir e receber mensagens, eventualmente possibilitando a troca de informações tão necessárias para coabitar mutuamente.

A expressão “comunicação” pode ainda ser utilizada no sentido de ligação entre dois pontos, por exemplo, os meios de transporte que fazem a comunicação entre duas localidades ou os meios técnicos de comunicação (telecomunicações).

É importante frisar que desde o princípio dos tempos, a comunicação ocupou um papel de vital importância na vida das pessoas, considerada como ferramenta de integração, informação, de troca de experiência mútua desenvolvimento para a humanidade, tornando-se uma das responsáveis pela existência do homem.

A comunicação pode se dar de diversas maneiras e por diferentes formas (verbal e não-verbal), no entanto, a sua maior representatividade se encontra através de figuras e diminutos textos transmitidos via celulares.  A forma verbal é exclusiva dos seres humanos, e considerada a mais usada. No que se refere à comunicação não-verbal, esta consiste em uso de símbolos, sinais não-linguísticos, tais como gestos, expressões faciais ou imagens.

Quanto à interpretação de uma mensagem, é essencial que esta flua com objetividade, para que isto possa ocorrer satisfatoriamente, a sua clareza deve ser seu ponto crucial.

A boa comunicação é aquela que permite aproximação dos povos ao redor do mundo, pelo fato de possibilitar a convivência das pessoas e abrir as fronteiras e diminuir distâncias. Ela é uma necessidade humana que faz parte do processo de evolução de uma nação, pois faz parte do processo na transmissão de informações e esclarecimentos que ocorrem entre emissor e receptor.

É por meio da comunicação que os seres humanos e os muitos animais partilham diferentes informações entre si. Sabe-se que o ato de comunicar tornou-se uma atividade elementar para a vida em sociedade desde os primórdios da humanidade. Ela pode contribuir com a paz e permitindo melhor compreensão de forma geral.

A comunicação tem o poder de construir ou destruir de acordo com o teor de sua mensagem; ela pode até salvar vidas, e até permitir que a mesma se perca pela sua falta.

Comunicar é levar ao outro as verdades ou inverdades, certezas ou discórdias, alegrias ou tristezas.  Enfim, o poder da comunicação possui infinitas possibilidades, e quando bem elaborada, pode ser tornar a leitura de fácil compreensão (quando escrita) e fácil assimilação (quando falada), no entanto, deve conter algumas características: ser agradável e esclarecedora, pois a sua falta ou deficiência desses requisitos podem causar irreparáveis danos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz