Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015, 15h:14

A | A | A

A cor da vitória


Manoel Soares

Quando o mês de novembro se aproxima, eu começo a receber convites para falar sobre a vida dos negros. Logo eu, que sou quase branco. Não que eu me sinta assim, mas, por ser o cara da tevê, não me tratam mais como os iguais a mim. Sei que isso talvez deveria me deixar feliz, já que os iguais a mim são maltratados. Mas não posso me deixar enganar por esse holograma social, pois a vida continua sinistra para quem nasceu na escuridão.

Eu sou escuro e nasci na escuridão mais bonita em que alguém poderia nascer: uma mãe preta que me ama. Mas a realidade negra ainda é pedir um cafezinho no Centro depois de quatro entrevistas de emprego em que disseram que você não estava no perfil. Juro que gostaria que alguém me explicasse o que é esse perfil. 

Em uma palestra em uma escola pública, vi que na primeira série havia um monte de pretinhos e, nas séries finais, eram poucos. Onde foram parar os negros que deveriam estar se formando? Estou cansado de ouvir que somos todos iguais, quando, na realidade, uns parecem ser mais iguais que os outros.

Aplaudo os irmãos cuja a rotina é tomar um gole de café com pão às sete da manhã e só voltar a comer às três da tarde e que, ainda assim, fazem cara de feliz para os patrões.

 

O pior é que, quando um de nós consegue sair da jaula da miséria, vira argumento para preconceituoso dizer que quem quer, consegue. Sejamos negros até a vitória e a vitória será negra. Senão, quando vencermos, nossa vitória não terá cor.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

A diferença entre ética e moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade

Conflitos interiores

O homem vive em constante conflito consigo mesmo

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.