Tecnologia /

Domingo, 03 de Novembro de 2019, 17h:30

A | A | A

Retorno do horário de verão? Celulares adiantam relógios em uma hora outra vez

arrow-options shutterstock Retorno do horário de verão? Celulares adiantaram relógios em uma hora outra vez Usuários de smartphones de todo o Brasil...


Imagem de Capa
celular arrow-options
shutterstock
Retorno do horário de verão? Celulares adiantaram relógios em uma hora outra vez

Usuários de smartphones de todo o Brasil voltaram a se confundir durante a madrugada e manhã deste domingo (3) quando diversos aparelhos adiantaram o relógio em uma hora. O erro já havia acontecido em 20 de outubro , quando o horário de verão entraria em vigor.

De acordo com o Google, as alterações feitas pelo governo brasileiro no horário de verão impactaram o Banco de Dados Global da IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet), sistema utilizado por celulares e outros dispositivos eletrônicos para a hora certa.

"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", afirmou a empresa em nota.

A primeira mudança no horário de verão aconteceu ainda no governo Michel Temer (MDB), quando ele  alterou a data de início do horário de verão do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. Neste ano, o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar a medida .

Como em 20 de outubro, muitos usuários relataram nas redes sociais a mudança automática em seus celulares. A hashtag #horariodeverao e #quehorassão ficaram entre as mais comentadas no Twitter.

Confira relatos e memes


Para colocar o relógio do celular na hora certa, donos de aparelhos com sistema Android devem ir ao item "Configurar"; escolher a opção "Data e hora"; desmarcar a opção "Data e hora automáticas" e, por fim, colocar a hora correta.

Já os proprietários de iPhone (sistema iOS), devem entrar em "Ajustes"; depois escolher "Geral"; apertar na opção "Data e Hora"; desativar a opção "Automaticamente" na configuração do relógio e, finalmente, configurar o horário.

Mudança do horário de verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo era aproveitar a iluminação natural dos dias mais longos para economizar energia e poupar recursos da matriz energética.

No ano passado, o Ministério de Minas e Energia divulgou estudo que apontava para a perda de efetividade do horário de verão. Segundo a nota técnica, a adoção de outros instrumentos regulatórios, como a tarifa branca e preço por horário, poderia ser mais eficaz.

Leia também: Hoje é o último dia para atualizar Iphone 5 e impedir que ele pare de funcionar

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o governo fez uma pesquisa que mostrou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão . Não foram divulgados, entretanto, detalhes da pesquisa.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz