Tecnologia /

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019, 19h:01

A | A | A

iOS 13 e mais: o que foi apresentado na conferência de desenvolvedores da Apple

A Worldwide Developers Conference (WWDC) 2019 começou nesta segunda-feira (3), na Califórnia, Estados Unidos, e os desenvolvedores da Apple já...


Imagem de Capa

A Worldwide Developers Conference (WWDC) 2019 começou nesta segunda-feira (3), na Califórnia, Estados Unidos, e os desenvolvedores da Apple já anunciaram diversas novidades da marca. Além das atualizações para tela inicial do iPhone, iPad, TV e Watch, também foram apresentados os novos sistemas iOS 13, watchOS 6 e a introdução do iPadOS. 

Leia também: Xiaomi inaugura primeira loja física no Brasil

iOS 13
Reprodução/Apple
O modo noturno é a novidade do iOS 13 apresentada pelos desenvolvedores da Apple na conferência

Segundo os desenvolvedores da Apple  , o que os fãs da marca mais buscam é performance e, por isso, eles buscaram construir um sistema que permite downloads e atualizações menores e abertura de apps mais rápidas. Porém, o destaque do iOS 13 é a inclusão do modo noturno.

A opção, que já existia no Android, permite que o brilho branco da tela seja substituído pelo preto, tornando o uso dos aparelhos mais agradável em ambientes escuros. Além disso, essa nova alternativa reduz o consumo de energia, melhorando a duração da bateria.

Outra novidade apresentadas na WWDC são as opções "swype" para o teclado, o que torna mais fácil digitar ao deslizar o dedo pela tela, e o foco em organização, com a criação de pastas e lembretes inteligentes no uso das Notas e Notificações. 

Quando falamos das novidades da câmera, o foco da marca é aumentar a possibilidade de edição diretamente pelo celular, permitindo ajustes que também poderão ser aplicados para vídeo. Outra ideia anunciada foi a de criar um "diário da sua vida" com pastas para as fotos que você tirou e a remoção de imagens duplicadas. 

Também será possível sincronizar as letras das músicas e compartilhar o que você está ouvindo em tempo real pela função "audio sharing", acessar rádios nacionais e internacionais pelo Live Radio e pedir para a Siri ler as mensagens que você receber e respondê-las. 

Apple focou a nova atualização em Saúde e proteção do usuário

iOS 13
Reprodução/Apple
Apple focou em segurança com a criação de contas aleatórias impede que os apps não acessem as informações pessoais

Dois grandes focos da marca foram o Saúde e formas de proteger os dados usuário — debate que cresceu depois dos  golpes no WhatsApp . A funcionalidade "Encontre", por exemplo, poderá ser acessada offline tanto no caso dos iPhones, quanto Macs. 

Outra novidade é o "Sing in With Apple" para evitar que você conecte suas redes sociais em aplicativos que acessem suas informações pessoais. Segundo os desenvolvedores, o acesso com o sistema será feito por Face iD e mostrará se o app solicita seus dados, como nome ou email, e criará uma conta aleatória privada para acessar esses apps e evitar spam no seu email pessoal. 

Já a atualização no app de saúde traz funções para controlar seu progresso de atividades físicas realizadas, cuidar da sua saúde auditiva com aviso de decibéis no ambiente em que você está e novos apps, como o Dose e o Cycles, que ajuda no gerencimento do uso de medicamentos e monitoramento do ciclo menstrual, respectivamente. 

Leia também: Será que vale a pena investir em uma TV 8K?

iPhone, Apple TV, Watch e Mac Pro conectados

iOS 13
Reprodução/Apple
Além do iOS 13, a Apple anunciou as novidades para iPadOS, WatchOS e MacOS - entre elas, a 'aposentadoria' do iTunes

O plano da Apple é unificar os ecossistemas entre smartphones, computadores, tablets e os relógios inteligentes permitindo o desenvolvimento de aplicativos únicos, capazes de rodar em todas as plataformas. O novo iPad, por exemplo, foi trazido como uma alternativa de segunda tela para o Mac e e o iCloud permite compartilhamento de pastas. 

Ao mesmo tempo, há a resolução de um dos maiores problemas entre os usuários do Watch: a dependência do iPhone. Os aplicativos poderão ser instalados diretamente no relógio sem precisar de autorização do smartphone, além de funções como audiobooks, memorandos de voz e um streaming de áudio que não precisa mais do fone. 

Outra "independência" são os iPads com entrada USB, o que facilita na hora de acessar arquivos diretamente no tablet, sem a necessidade de um computador, e o uso de aplicativos com telas simultâneas. A ideia dos desenvolvedores é apostarem nesse eletrônico como um subistituto dos notebooks, preenchendo as necessidades dos profissionais. 

A TV 4K também chegou à Apple com um acesso à múltiplas contas simultâneamente e a possibilidade de conectar os controles de Playstation e Xbox para jogar. Enquanto no caso do Mac, a novidade é o MacOS Catalina, com a "aposentadoria" do iTunes e a criação de três novos aplicativos: para música, TV e podcasts.

A previsão é que o iOS 13 e as demais novidades cheguem aos dispositivos da Apple a partir de setembro, durante a temporada de outono norte-americana. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.