Saúde /

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 19h:17

A | A | A

Páscoa sem dor de dente

Creative Commons/Pixabay Ovos de chocolate e demais delícias de Páscoa podem provocar dor de dente sem os devidos cuidados A Páscoa é uma data...


Imagem de Capa
ovos de chocolate
Creative Commons/Pixabay
Ovos de chocolate e demais delícias de Páscoa podem provocar dor de dente sem os devidos cuidados

A Páscoa é uma data esperada por muitas pessoas, principalmente pelas crianças. Nessa época, nosentregamos totalmente ao chocolate. Mas o consumo excessivo do doce pode aumentar não só o nosso peso, mas também as cáries em nossos dentes e provocar dor de dente.​

O Dr. Bruno Puglisi nos dá algumas dicas importantes para quem quer evitar problemas desagradáveis, como a do​r de dente .

Para comer chocolate sem culpa, o segredo é planejar o consumo​. Não espere mais de 15 minutos para escovar os dentes depois de comer chocolate ou qualquer outro doce. É após esse tempo que a placa bacteriana começa a agir na boca à procura de açúcar.

Evite comer chocolate antes de dormir . Isso porque o fluxo salivar, que ajuda na limpeza da boca, diminui drasticamente enquanto dormimos e qualquer resquício de açúcar pode vir a se tornar um problema.

Leia também: O beijo pode ser perigoso?

Beba muita água. Ela estimulará a salivação que auxiliará na remoção dos restos de alimento na boca, evitando que a microflora causadora da cárie se multiplique​.

Dê preferência às opções mais saudáveis de chocolate, como os amargos e meio-amargos.​

Defina um horário para devorar o chocolate. O melhor horário para comer os ovos de Páscoa é após as primeiras refeições, como sobremesa, por exemplo​.

Evite também os mais grudentos, recheados com caramelo, brigadeiro e crocante, pois eles grudam nos dentes e são mais difíceis de remover. 

Os pais devem ajudar as crianças na escovação, pois elas ainda não têm coordenação suficiente e os cuidados nessa data devem ser redobrado​s. 

Leia também: Dentes em um dia. O que são os implantes com carga imediata

Quem usa aparelho ortodôntico precisa ter um cuidado extra: além da facilidade do chocolate ficar preso entre as peças, os ovos crocantes podem quebrar alguma parte dele.​ 

Existem os cremes dentais com ação antibacteriana que formam um escudo protetor na superfície dos dentes, te deixando longe das doenças causadas pela evolução da placa, como a cárie. 

Evite guardar aquele famoso "estoque " de chocolates pós-Páscoa, compartilhe e abasteça a geladeira com frutas e alimentos ​saudáveis.

Aproveite o feriado e procure fazer atividades fisicas, distraindo-se dos chocolates. 

Leia também: Saiba o que é a afta e qual o seu tratamento ideal, por Bruno Puglisi

Para não dar chance às cáries e à dor de dente , o segredo é o consumo consciente e a boa escovação e o uso do fio dental também é obrigatório.​

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.