Política Nacional /

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 15h:58

A | A | A

Decreto fortalece general Santos Cruz e dá ao ministro poder de vetar reitores

Isac Nóbrega/PR Ministro da Secretaria de Governo da PresidÊncia, general Santos Cruz com o presidente Jair Bolsonaro Um decreto assinado pelo presidente...


Imagem de Capa
Bolsonaro  e Santos Cruz
Isac Nóbrega/PR
Ministro da Secretaria de Governo da PresidÊncia, general Santos Cruz com o presidente Jair Bolsonaro

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e publicado no Diário Oficial da União nesta semana fortaleceu o ministro da Secretaria de Governo da Presidência, general Santos Cruz. O militar vinha sofrendo ataques nas últimas semanas, chegando a ter a permanência no cargo ameaçada , após entrar em rota de colisão com o ideólogo Olavo de Carvalho, tido como 'guru intelectual' do governo.

O decreto atribui ao general Santos Cruz o poder de "avaliar as indicações" de "dirigente máximo de instituição federal de ensino superior e para nomeação ou designação para desempenho ou exercício de cargo, função ou atividade no exterior".

Assim, caberá ao ministro da Secretaria de Governo avaliar a "conveniência e oportunidade administrativa" para a nomeação ou indicação dos reitores das universidades federais, embaixadores, secretários-executivos e ocupantes de cargos de confiança. O texto entra em vigência em 25 de junho.

O decreto foi publicado nessa quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, assinado por Bolsonaro, pelo próprio Santos Cruz, e pelos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), general Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

O general Santos Cruz  chegou a ter a demissão ventilada nessa semana, após dias de confrontos públicos com Olavo de Carvalho , que contou com apoio de Carlos Bolsonaro, segundo filho do presidente. As trocas de farpas levaram a um embate generalizado entre militares e 'olavistas' , mas cessaram momentaneamente com a inclusão do ministro da Secretaria de Governo na comitiva que acompanhou o presidente em viagem aos Estados Unidos e o subsequente anúncio de Olavo de que não voltaria a interferir nos assuntos do governo .


0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

20.09.2019 - 09h55
20.09.2019 - 09h53
20.09.2019 - 09h48
20.09.2019 - 09h47
20.09.2019 - 09h43
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.