Política MT /

Domingo, 02 de Agosto de 2020, 07h:33

A | A | A

Secretaria de Mobilidade amplia monitoramento com câmeras na capital

. Luiz Alves Clique para ampliar A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura...


Imagem de Capa
Prefeitura de Cuiabá MT
.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Cuiabá, vai reforçar a fiscalização eletrônica com emprego de câmeras instaladas em pontos estratégios da cidade. A medida tem como objetivo garantir maior segurança nas vias da capital. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%. A  novas unidades já estão sendo implantadas.

Figueiredo relembra que atualmente, Cuiabá conta com cerca de 150 faixas monitoradas. “Essas novas câmeras, além de fazerem o registro de infrações, acidentes e algumas irregularidades, são capazes de identificar o que temos de mais belo e elegante na natureza. Pássaros raros fazendo poses em nossos equipamentos”, comentou.  A fala refere-se a um recente registro onde um gavião (Carcará)  fez 'pose' em frente a uma delas. As imagens foram divulgadas nacionalmente (veja vídeo abaixo).

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica. 

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Côrrea, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as vias com maior fluxo de trânsito diariamente, e consequentemente são as que mais registram acidentes de trânsito. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação. 

Dentre esses equipamentos, alguns possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso. 

“Esse equipamento serve para impedir que os veículos de grande porte circulem em áreas restritas, como o centro da cidade, Avenida Fernando Côrrea da Costa e Rua Barão de Melgaço, por exemplo. O detector servirá para identificar o peso e registrar a infração se houver necessidade”, explicou o secretário. 

Outro ponto que merece destaque e chama atenção por conta dos registros de acidentes em algumas localidades, são as infrações cometidas por motoristas, que mesmo os locais estarem devidamente sinalizados, insistem em fazer a manobra. Mesmo o local estando devidamente sinalizado, realizam a conversão na contramão. 

“Todos esses investimentos que terão como principais resultados, um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações da gestão Emanuel Pinhero, que tem como trabalho pauta, transformar Cuiabá como uma cidade boa para se viver”, concluiu Figueiredo. 

 

Centro de Controle de Mobilidade Urbana:

 

 

O Centro de Controle de Mobilidade Urbana, que funciona na sede da Secretaria, desenvolve algumas atividades: Monitoramento do trânsito, haja vista contar com 32 câmeras distribuídas em pontos estratégicos em nossa capital, para gerar maior segurança e conforto para a população cuiabana; 

Atendimento através do FISCALIZAP, ferramenta que utiliza o whatsapp, aproximando o munícipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Salienta-se que essa ferramenta tem como escopo receber comunicações relativas aos estacionamentos irregulares, falta de sinalização na via, acidentes de trânsito, congestionamentos nas vias, dentre outras situações atípicas no trânsito.  O número para contato é o 65- 99235-6950;

Atendimento aos munícipes que se envolveram em acidentes de trânsito, em relação a requerimento de imagens das câmeras de videomonitoramento, desde que munidos do boletim de ocorrência ou boletim de acidente, e mediante preenchimento do formulário de requerimento das imagens.  

4-  Trabalho em conjunto com órgãos da segurança pública como: Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, dentre outros.

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz