Politica MT /

Quinta-feira, 02 de Maio de 2019, 18h:10

A | A | A

Deputado propõe campanha “Abril Marrom” para Mato Grosso

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, propôs para o estado de Mato Grosso a campanha “Abril Marrom” para...


Imagem de Capa
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, propôs para o estado de Mato Grosso a campanha “Abril Marrom” para prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. O Projeto de Lei nº 452/2019 institui a celebração da campanha anualmente no mês de abril, com objetivo de conscientizar a população do estado sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. Para o parlamentar, “muitas vezes, as pessoas só buscam tratamento quando não é possível reverter o avanço da doença por falta de acesso a informações”. Nininho entende que a proposta é de suma importância, pois, “é essencial informar, prevenir e combater as causas da cegueira, sendo imperioso que campanhas como essa venham conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado para evitar que as doenças dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira”, argumentou o deputado. De acordo com o projeto, durante o mês da campanha serão desenvolvidas atividades que visem promover o conhecimento social sobre as diversas espécies de cegueira e as formas de preveni-las. A campanha vai estimular ainda, ações educativas por parte de diversos segmentos sociais e instituições públicas que envolvam a prevenção das diversas espécies de cegueira. Também serão difundidos conhecimentos científicos relacionados às espécies de cegueira, tratamento, prevenção e diagnóstico. Conforme dados do IBGE de 2010, no Brasil, há mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento correto e em tempo adequado. “O ‘Abril Marrom’ serve para conscientizar a sociedade de que é preciso prestar mais atenção aos nossos olhos e fazer um acompanhamento mais próximo das doenças que podem causar a cegueira, já que 60% delas são tratáveis”, explicou Nininho.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.