Nacional /

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 12h:18

A | A | A

Trump vai apresentar proposta para basear processo de imigração em mérito

Divulgação/White House Equipe de Donald Trump estudou processos de imigração em países como Canadá e Japão para elaborar proposta O presidente...


Imagem de Capa
Donald Trump
Divulgação/White House
Equipe de Donald Trump estudou processos de imigração em países como Canadá e Japão para elaborar proposta

O presidente dos EUA, Donald Trump, pretende apresentar nesta quinta-feira (16) um plano para endurecer o processo de imigração legal no país, exigindo maior proficiência em inglês e capacitação profissional dos candidatos.

Leia também: Estados Unidos suspendem voos para a Venezuela

De acordo com os integrantes do governo, o plano visa maior segurança e arrecação de dinheiro. Segundo o projeto de Trump , quem tem maior domínio do idioma, diplomas e treinamento profissionais e ofertas de emprego terão preferência na obtenção do visto.

O projeto também prevê dificultar a imigração ilegal, com a construção de mais trechos do polêmico muro na fronteira com o México e inspeções mais rigorosas de bens e pessoas em portos de entrada no país, também de olho no tráfico de drogas. Para pagar pelo muro e o aumento da segurança, Trump vai propor uma elevação das taxas cobradas nos postos fronteiriços.

Pelo plano do presidente, a imigração legal nos EUA seria mantida à taxa de 1,1 milhão de pessoas por ano, mas com prioridade para os imigrantes como alta capacitação profissional e poucos familiares, disseram autoridades do governo em reunião prévia com jornalistas na Casa Branca.

Leia também: Bolsonaro diz a Bush que está preocupado com possível volta de Cristina Kirchner

A proposta, tem poucas chances de aprovação, mas dará aos republicanos uma base para apresentar suas propostas e visões sobre imigração de olho nas eleições presidenciais e legislativas de novembro de 2020, quando o tema deverá ser importante ponto de debate.

"Nosso objetivo é, no curto prazo, assegurar que estamos apresentando a política do presidente no que ele quer em termos de reforma da imigração, e queremos ver se conseguimos unir o Partido Republicano em torno destes dois pilares, que achamos ser um ponto de vista muito, muito lógico, e muito consensual", disse uma das autoridades da Casa Branca.

O projeto, no entanto, não aborda questões prementes no debate sobre imigração nos EUA, como o forte aumento no número de pessoas cruzando a fronteira com o México, nem menciona os chamados “sonhadores”, filhos de imigrantes ilegais ou sob proteção temporária de deportação, ambos assuntos prioridade para a oposição democrata no Congresso.

No lugar disso, a equipe do presidente analisou os sistemas de imigração de países como Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia em busca de indicações de como tornar a política americana mais atrativa para profissionais qualificados e menos para famílias.

Depois de estudar os sistemas destes países, eles descobriram que apenas 12% da migração para os EUA era baseada em empregos e qualificação profissional, contra 63% no Canadá, 57% na Nova Zelândia, 68% na Austrália e 52% no Japão.

Leia também: Vereadores de Dallas se dividem sobre visita de Bolsonaro à cidade

Trump também vai propor a extinção do sistema de loteria voltado para a diversidade, que dá a candidatos de países com baixas taxas de migração se mudarem para os EUA, e permitirá que 57% dos chamados green cards, que garantem a residência e trabalho legais de estrangeiros nos EUA, sejam concedidos por questões de trabalho.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.