Nacional /

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 12h:18

A | A | A

Desafeto de Bolsonaro, prefeito de NY anuncia candidatura à Presidência dos EUA

Reprodução/Twitter Prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou a agradecer museu que recusou evento com Bolsonaro O prefeito de Nova York, Bill...


Imagem de Capa
Bill de Blasio
Reprodução/Twitter
Prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou a agradecer museu que recusou evento com Bolsonaro

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, lançou, na manhã desta quinta-feira (16), sua candidatura à nomeação democrata para as eleições presidenciais de 2020. O líder novaiorquino publicou o anúncio em um vídeo no YouTube no qual convocou eleitores a se unirem à sua plataforma, cujo tema central será a priorização da classe trabalhadora.

Leia também: "Seja gentil com o presidente do nosso país", diz Doria ao prefeito de Nova York

"Quando colocamos nossas famílias trabalhadoras em primeiro lugar em Nova York, a cidade ficou mais forte. Isso também pode acontecer no nosso país", destacou De Blasio, o prefeito de Nova York. "É hora de colocar o povo trabalhador em primeiro lugar".

No vídeo de lançamento da candidatura, De Blasio ressalta que há muito dinheiro nos EUA , mas que ele está nas mãos erradas. O político destaca a luta da prefeitura em garantir que os novaiorquinos ganhassem um salário decente, como no aumento do salário mínimo para US$ 15 por hora e na garantia de remunerada licença de saúde.

O prefeito ainda classifica o acesso à saúde, inclusive a mental, como um direito fundamental do cidadão e reforça a sua mobilização pela preservação de recursos naturais do mundo. "Donald Trump precisa ser parado. Já o venci no passado e vou fazer isso de novo", ressaltou no vídeo.

Segundo a rede ABC , o primeiro ato de campanha do democrata ocorrerá em Gowrie, no estado de Iowa, ao lado da mulher, Chirlane McCray. No segundo mandato à frente da administração de Nova York, De Blasio se lança agora em uma acirrada disputa pela indicação do Partido Democrata. Há mais de 20 postulantes à nomeação para enfrentar o republicano Donald Trump, que buscará a reeleição.

Desafeto de Bolsonaro

Nas últimas semanas, Bill de Blasio se envolveu em uma troca de farpas com Jair Bolsonaro. As desavenças começaram em abril, quando cresceu a polêmica sobre a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA ao presidente brasileiro. Inicialmente, o prêmio seria entregue ao presidente em Nova York, mas o prefeito deixou claro que o líder brasileiro não seria bem-vindo.

Leia também: Doria diz que prefeito de Nova York "exacerbou" ao criticar Bolsonaro

De Blasio acusou o presidente brasileiro de ser "racista, homofóbico e destrutivo". Bolsonaro rebateu que o prefeito era um radical e recebeu o apoio, entre outros, do vice-presidente Hamilton Mourão, que acusou o líder americano de ofender todos os brasileiros. O presidente cancelou a visita a Nova York e transferiu a agenda para Dallas, no Texas.

"Também amo Nova York, pretendo, se o prefeito de lá deixar o poder, que vai deixar brevemente, conhecer essa cidade que também foi um sonho meu", destacou Bolsonaro durante a visita a Dallas, onde se reuniu com o ex-presidente republicano George W. Bush.

No início da semana, em desafio a Trump , De Blasio participou de evento na Trump Tower e destacou que oito dos prédios marcados com o nome do republicano deveriam à cidade US$ 2,1 milhões por ano caso a Organização Trump não ajustasse suas emissões de gases de efeito estufa. Enquanto discursava no palco, manifestantes levantaram cartazes com os dizeres "pior prefeito". O protesto fez jornalistas questionaram o democrata se a reação indicava o que estava por vir em uma eventual campanha presidencial dele.

Leia também: Prefeito de Nova York comemora desistência de Bolsonaro: "Ele fugiu"

"Significa que estamos fazendo algo importante aqui em Nova York. Se todas essas pessoas que apoiam o presidente Trump estão se opondo ao que estamos fazendo, devemos estar fazendo algo certo", ressaltou o prefeito .

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.