Nacional /

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 00h:31

A | A | A

Coreia do Norte condena teste de novo míssil dos EUA

arrow-options Arquivo Lançamento de míssil por militares da Coreia do Norte: projétil disparado nesta quarta ainda não foi identificado, mas seria...


Imagem de Capa
Missíl na Coreia do Norte arrow-options
Arquivo
Lançamento de míssil por militares da Coreia do Norte: projétil disparado nesta quarta ainda não foi identificado, mas seria de curto alcance


COREIA DO NORTE — O governo da Coreia do Norte condenou um teste de um míssil de médio alcancefeito pelos EUA  , no domingo, o primeiro de uma arma do tipo desde a saída do país do acordo que regulava armas nucleares de médio alcance, assinado com a Rússia nos anos 1980.

 De acordo com um porta-voz, citado pela agência oficial de notícias, aKCNA  , o teste foi visto em Pyongyang como “um movimento perigoso”, que pode ser colocado em um contexto de “ militarização da península coreana".

O porta-voz, que, como de costume, não é identificado nos despachos da imprensa norte-coreana, ainda cita como preocupante a “tentativa de introduzir grandes quantidades de armas de ataque, como os caças F-35 e F-16, no Japão e na Coreia do Sul ”. Para ele, esses movimentos poderiam levar a uma “ nova guerra fria na região”.

Por fim, a nota da KCNA diz que “a posição de resolver os problemas através do diálogo e negociação permanece inalterada”, mas que o governo “não está interessado em dialogar com ameaças militares”.

Leia também: Trump defende Kim e diz que Coréia do Norte não quebrou acordo

Notas com críticas à militarização no Leste Asiático não são novidade na principal agência de notícias da Coreia do Norte. Mas, dessa vez, chama atenção justamente o tom crítico ao teste de mísseis feito pelos EUA . Rússia e China já tinham feito críticas semelhantes .

Depois de uma aproximação que trazia grande expectativas, no ano passado, o diálogo entre EUA e Coreia do Norte segue paralisado desde o fracasso do último encontro de cúpula entre Kim Jong Un e Donald Trump , em fevereiro. 

Os dois chegaram a se encontrar em julho, na Zona Desmilitarizada na fronteira entre as duas Coreias, com direito a alguns passos de Trump dentro da Coreia do Norte, o primeiro presidente americano no cargo a fazê-lo. Na época, concordaram em retomar as conversas em torno do programa nuclear norte-coreano e chegaram a trocar cartas amistosas. Trump inclusive fez vista grossa a uma série de testes de mísseis realizados nas últimas semanas por Pyongyang.

Esta semana, o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, está em viagem ao Japão e à Coreia do Sul, em busca de apoio para a retomada das negociações.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.