Mulher /

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 11h:30

A | A | A

Qual a esponja ideal para cada tipo de louça? Veja as diferenças e outras dicas

Uma pesquisa realizada pela Florida State University, nos Estados Unidos, já mostrou que lavar louças pode ajudar a aliviar o estresse . Mesmo com...


Imagem de Capa

Uma pesquisa realizada pela Florida State University, nos Estados Unidos, já mostrou que lavar louças pode ajudar a aliviar o estresse . Mesmo com esse benefício, essa ação não é adorada por muitas pessoas. No entanto, apesar de não ser agradável, é necessário escolher a esponja certa para cada tipo de louça e ter algumas precauções.

louça sendo lavada arrow-options
shutterstock
Doutor Bactéria ensina como escolher a esponja ideal para cada tipo de louça e ainda dá dicas importantes de limpeza

Diante disso, é importante saber que a esponja pode acumular germes quando não é armazenada corretamente. Para saber quais os cuidados corretos e necessários no dia a dia, o biomédico Roberto Martins, conhecido como Doutor Bactéria e embaixador da EsfreBom, esclarece algumas dúvidas comuns. 

Como escolher a esponja ideal?

Para começar, é importante destacar que alguns itens precisam de mais atenção do que outros na hora da lavagem. As panelas, por exemplo, são peças que costumam receber crostas de sujeiras mais resistentes do que os pratos em geral. Com isso, quando a limpeza é feita de forma errada, o utensílio pode sofrer danos. 

"É necessário lavar as panelas com uma esponja específica, de acordo com o seu material de fabricação e, depois, usar um pano seco para remover qualquer resíduo que tenha ficado", explica o especialista, que ainda aponta quais os modelos de esponjas mais apropriados para cada um dos objetos. Veja:

  • Utensílios de alumínio

Nesse caso, talheres, panelas e outros peças que são produzidas com o material devem ser lavadas com a esponja de inox, que, além de ser resistente, é responsável por uma forte limpeza.

  • Objetos sensíveis

Porcelana, vidros e outros itens que podem riscas devem receber o modelo para superfícies delicadas. Durante a limpeza, realize movimentos mais leves e use as partes menos ásperas da esponja.

  • Materiais de inox

É bom ressaltar que existe esponja especial para inox, capaz de realizar a limpeza pesada que esse material necessidade, sem causar danos às peças.

  • Uso geral

Pas esponjas gerais servem para itens de plástico e outros materiais que não necessitam de um cuidado muito específico.

O profissional ainda explica um truque para que gorduras e sujeiras mais resistentes sejam eliminadas. Para isso, encha um recipiente com água morna e bicarbonato de sódio e use a mistura no item desejado. Após fazer isso, lave-o normalmente e lembre-se de utilizar a esponja adequada e ideal.

Vale destacar ainda que, por mais que os passos corretos sejam seguidos na hora de lavar louças, é importante  trocar a esponja todas as semanas ou, pelo menos, a cada 15 dias, de acordo com o uso. Já para mantê-la higienizada, a recomendação é desinfetá-la com água fervente todos os dias. 

Limpeza da pia e outras dicas importantes

mulher limpando a pia arrow-options
shutterstock
O especialista ainda explica como usar o detergente de maneira com o que produto renda mais e outras dicas

Depois da lavagem da louça, é fundamental não esquecer de limpar a pia em seguida para manter as bactérias longe. E esse processo não deve ser feito com a mesma esponja, mas com outra, que precisa ser exclusiva para isso para evitar o risco de contaminações e outros problemas à saúde.

Para isso, o Doutor Bactéria recomenda utilizar uma versão macia ou até mesmo substituí-la por panos umedecidos comprados prontos, de forma a prolongar a durabilidade da limpeza . "Além disso, deve-se sempre secar a pia após essa tarefa. Para não gerar acúmulo de bactérias, o indicado é que isso seja feito diariamente", alerta.

Outro item que merece atenção é o detergente . No entanto, não é necessário usá-lo em grande quantidade para higienizar as louças. O especialista explica que, para potencializar os resultados, a dica é misturar o produto com água e uma colher de sopa de vinagre. Basta molhar a esponja na mistura antes de utilizá-la nas lavagens. 

"Com isso, é possível reduzir o desperdício do detergente, preservar o meio ambiente e os utensílios domésticos, como os que são de vidro, pois o excesso de química tende a deixar sua superfície lisa, causando desgaste do material", alerta o profissional.

Por fim, mesmo que algumas soluções caseiras sejam eficientes, o Doutor Bactéria defende que uma higenização eficiente requer produtos específicos. "Os multiusos são para uma limpeza rápida e geral", afirma. Por isso, o ideal é, além de se preocupar com a esponja correta, também procurar itens que sejam específicos para cada local da casa .

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz