Mulher /

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 09h:30

A | A | A

Fim de ano perfeito: como listas podem te ajudar na organização nesta época

Quando chega esta época do ano, muitas pessoas já começam a ficar ansiosas ao ver que os meses passaram mais rápido do que o esperado...


Imagem de Capa

Quando chega esta época do ano, muitas pessoas já começam a ficar ansiosas ao ver que os meses passaram mais rápido do que o esperado e logo mais já é Natal. No entanto, é importante ressaltar que não há motivo para desespero. Isso porque ainda dá tempo de se organizar sem estresse para o final do ano e, para facilitar esse processo, a dica é apostar em listas. 

Leia também: Pensamentos de final de ano que devemos abandonar antes do Natal e Ano Novo

mulher fazendo lista arrow-options
shutterstock
Fazer listas é uma etapa que ajuda a organizar melhor este fim de ano e evitar momentos que podem gerar dor de cabeça

“Quando você coloca tudo que tem que fazer num papel consegue visualizar o todo, então a tomada de decisão fica mais fácil, sem falar que você deixa seu cérebro livre”, destaca Cristiane Belfiore, especialista em organização pessoal e consultora de imagem, que traz dicas importantes sobre organização com listas aos leitores do Delas .

Para começar, Cristiane recomenda escrever em um papel tudo que você precisa fazer entre este mês e dezembro e separar os assuntos por famílias e temas. “Nas minhas listas, por exemplo, eu separo assuntos pessoais dos assuntos da casa e da família. Assuntos de trabalho eu listo em outra e assuntos de lazer, férias ou viagens em outra”, destaca.

O Natal é uma época que exige bastante organização e, por isso, é importante que tudo esteja em ordem para evitar dores de cabeça, inclusive para a hora da ceia. “Elabore lista de presentes, de comidas e o que mais achar necessário e centralize todas num caderninho. Assim, você se organiza melhor e evita de perder papel”, orienta Cristiane.

Saber o que é prioridade também é essencial nessa época. Com isso, você não corre o risco de perder o prazo de nenhuma tarefa. “Enumere as prioridades de cada lista, do tipo: coisas que são mesmo fundamentais de serem feitas ou que estejam com prazo muito curto para realização”, alerta a especialista.

Leia também: Como lidar com a tristeza de fim de ano

Estabeleça ainda uma data específica para executar cada ação para não ter perigo de precisar passar por alguma correria. “Coloque os itens de suas listas na agenda por data limite de acontecimentos ou escreva ao lado do item mesmo qual será a data limite para que tal tarefa esteja pronta”, aconselha Cristiane.

Listas ajudam em todos os aspectos neste fim de ano

listas arrow-options
shutterstock
Com as listas, você consegue saber exatamente o que precisa e não esquece de nenhum ponto importante neste fim de ano

As listas não se resumem a organizar o Natal e o Ano Novo. Se você vai viajar, por exemplo, vale fazer uma lista com a quantidade de cada roupa que irá precisar durante o período que for passar no destino. Dessa forma, não corre o risco de levar nenhuma peça a menos ou mais e comprometer o espaço da mala. Outro ponto importante é a documentação. Faça uma lista com os documentos que vai precisar levar.

Já se a ideia for ficar em casa, é possível organizar uma lista com possíveis reparos que precisam ser feitos antes da chegada do Natal e do início do novo ano. Que tal aproveitar o momento para transformar a decoração do lar? Você pode mudar a cor dos cômodos, adotar papéis de parede, trocar os móveis de lugar e por aí vai.

E se você sentir que está sobrecarregado neste fim de ano , não hesite em pedir ajuda para que o trabalho flua melhor. Nesse ponto, a especialista em organização pessoal aconselha dar uma olhada nas listas e ver se tem alguma tarefa que possa, eventualmente, ser delegada para outra pessoa. “Pode pedir ajuda para alguém fazer junto ou em parceria com você”, pontua. 

Leia também: Confira 8 ideias de decoração baratas e fáceis de se fazer

Por fim, o importante é, enquanto estiver fazendo as listas , saber simplificar. “Veja toda oportunidade que você tiver de simplificar suas ações, sejam em assuntos pessoais, de trabalhos, etc”, finaliza Cristiane.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz