Mulher /

Sábado, 20 de Abril de 2019, 17h:23

A | A | A

Chocolate amargo é a melhor opção para a pele? Saiba como torná-lo um aliado

A Páscoa é o período do ano em que o consumo de chocolate aumenta significativamente e, junto com isso, crescem as preocupações com os riscos...


Imagem de Capa

A Páscoa é o período do ano em que o consumo de chocolate aumenta significativamente e, junto com isso, crescem as preocupações com os riscos e benefícios que ele proporciona para o corpo, sendo o mais recomendado por especialistas o consumo do chocolate amargo.

Leia também: Máscaras faciais de chocolate: veja receitas para fazer durante a Páscoa

chocolate amargo
shutterstock
Chocolate amargo é indicado por proporcionar benefícios para a pele, cabelos, unhas e melhorar o sistema cardiovascular


Fazendo as escolhas certas - nada de recheios e caprichando no teor de cacau -, dermatologistas garantem que o alimento pode melhorar a saúde de unhas, cabelos e pele. “Em doses moderadas e dando preferência ao chocolate amargo , o produto é bom, pois possui antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, explica a médica Mônica Fialho.

O chocolate e a pele: qual o melhor e qual o pior?

chocolate amargo
shutterstock
Chocolate amargo é um importante aliado da pele, caso consumido em pequenas quantidades


Uma substância chamada polifenol, que está presente nos chocolates, atua positivamente na pele. “Pelas fortes propriedades antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que são como minúsculos ladrões que roubam o oxigênio de suas células e fazem com que elas se tornem inflamadas”, explica a dermatologista Daniela Neves.

A médica Claudia Marçal alerta que chocolate branco e o ao leite devem ser evitados “por conta da quantidade de açúcar e gordura presente nesses produtos, que podem favorecer a inflamação e envelhecer a pele”.

A melhor opção para, principalmente, pessoas com pele seca, é o chocolate amargo, com 50% ou 70% de cacau - olha o chocolate amargo de novo. “Ele ajuda a combater doenças cardiovasculares, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, as versões deste chocolate com oleaginosas trazem mais benefícios e nutrientes”, diz Claudia.

A médica avisa que a dose recomendada desse alimento é de 30 gramas ao dia. “Portanto, um ovo de Páscoa pode ser consumido, em média, em uma semana”, aconselha a dermatologista.

Leia também: Chocolate amargo antes da refeição ajuda quem quer emagrecer, aponta pesquisa

O chocolate e os cabelos e unhas

chocolate amargo
shutterstock
Os chocolates são ricos em nutrientes e vitaminas que melhoram a saúde de cabelos e unhas


Além de ser ótimo para a saúde da pele, o doce também é um importante aliado da beleza de cabelos e unhas por causa da presença de oligoelemento, que possui ação antioxidante, hidratante e nutritiva.

“O ingrediente é rico em ácidos graxos, responsáveis por evitar o ressecamento e a perda de água, magnésio, potássio, cafeína e vitaminas A, D, E e K, que hidratam e tonificam”, afirma Mônica Fialho.

Consumir chocolate causa acne?

chocolate amargo
shutterstock
O chocolate é constantemente associado ao surgimento de espinhas na pele


Saber se o chocolate contribui ou não para o surgimento da acne é um dos questionamentos mais comuns das pessoas. De acordo com Claudia Marçal, o cacau proporciona muitos benefícios para a saúde e é, mais uma vez, um importante aliado para a pele.

“Ele é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação, por conter flavonoides, que auxiliam na proteção aos danos dos raios UV, prevenindo as rugas e combatendo os radicais livres que ajudam a deixar a pele mais brilhante e saudável”, garante a médica.

A dermatologista enfatiza que o cacau não causa espinhas, mas é preciso ter atenção ao açúcar e as gorduras presentes no chocolate. “Alimentos com gorduras, açúcares e hidratos de carbono, como os chocolates ao leite e branco, têm alto índice glicêmico”, inicia. Por isso o chocolate amargo, que contém mais cacau e menos gordura que ao leite, por exemplo, é, de novo, o indicado. 

“Muitos estudos sugerem que a alta carga glicêmica está envolvida com a ocorrência e gravidade da acne em pacientes predispostos. A gordura e o leite dos chocolates podem colaborar também para o agravamento do quadro”, completa.

Leia também: 17 delícias para ter uma Páscoa saudável - com chocolate - e não sair da dieta

Moderação sempre é o segredo

chocolate amargo
shutterstock
Se consumido em pequenas quantidades, o chocolate pode ajudar a melhorar a saúde do corpo


Segundo a dermatologista Mônica Fialho, o consumo de chocolates, em geral, exige cautela. “Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e unhas, é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar”, declara.

A médica enfatiza que o consumo exagerado pode ocasionar em ganho de peso , obesidade e aumento da glicemia e, por isso, o chocolate amargo é o mais indicado, porém ainda em pequenas quantidades. Daniela Neves ressalta que a versão amarga “pode reduzir o risco de doença cardíaca e melhorar a função cerebral”.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.