Mulher /

Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 13h:30

A | A | A

A importância de fazer refeições em torno da mesa no desenvolvimento de crianças

À primeira vista, uma mesa posta de forma harmoniosa, com louças, jogos americanos e afins, desperta encantamento, admiração. Para alguns pode parecer...


Imagem de Capa

À primeira vista, uma mesa posta de forma harmoniosa, com louças, jogos americanos e afins, desperta encantamento, admiração. Para alguns pode parecer bobagem, mas mesa posta não se resume à disposição dos itens. É demonstração de carinho, afeto, gentileza. Gera memórias afetivas inesqueciveis. 

Leia também: Dicas para receber em casa: como fazer uma mesa para fondue

criança arrow-options
Reprodução
Estimular as crianças a realizar refeições em torno da mesa é saudável

O ato de sentar-se à mesa, fazer refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido. Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

Realizar refeições ao redor da mesa é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É através desses momentos, por exemplo, que além do fortalecimento de vinculos afetivos, a identidade familiar é reforçada, através do sentimento de pertencimento, trazendo segurança e também a percepção de valores.  

Leia também: Neo mint - como usar a cor de 2020 na decoração e na mesa posta

Ademais, a reunião da família em torno da mesa, é um boa ocaisão para que crianças e adolescentes aprendam noções de educação à mesa, como se portar, por exemplo, mastigar pausadamente e não falar enquanto mastiga os alimentos. 

A Literacy Trust, instituição inglesa com atuação no segmento educacional,  realizou uma pesquisa com mais de 34 mil crianças e adolescentes e concluiu que as conversas em torno da mesa auxiliam na criação de crianças mais confiantes. 

Em entrevista à revista Crescer, a terapeuta familiar Teresa Bonumá diz: “A pesquisa mostra e importânica da comunicação em família . A mesa é um local em que favorece essa união porque as pessoas precisam ficar sentadas, se olham no olho e o diálogo acontece. Mas essas trocas não devem acontecer só nesses momentos.”  

Mesa montada com itens lúdicos arrow-options
Reprodução
Mesa montada com itens lúdicos

Diante da rotina atribulada de muitas familias brasileira, é difícil realizar as três refeições do dia com todos os membros reunidos em torno da mesa. Mas, tente escolher uma delas e experimente os benefícios que esse simples hábito traz. 

Uma das formas de estimular as crianças a sentar-se a mesa é montar uma decoração lúdica, utilizando jogos americanos temáticos com estampas descontraídas e infantis e até mesmo versões produzidas por eles, através de pinturas e desenhos. 

Leia também: Dicas para receber em casa - como montar uma mesa para um "queijos e vinhos"

Gostou das dicas? Aproveite os benefícios que o hábito de realizar refeições em família proporciona e comece hoje.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.