Mato Grosso /

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 22h:29

A | A | A

Setasc irá discutir políticas públicas em defesa aos direitos da comunidade LGBTI

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), através da Secretaria  Adjunta dos Direitos Humanos, trabalha para garantir...


Imagem de Capa

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), através da Secretaria  Adjunta dos Direitos Humanos, trabalha para garantir a proteção dos direitos da comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgênero e intersex). Em virtude do Dia Internacional Contra a Homofobia, biofobia e transfobia, será realizado no dia 29 de maio, no auditório da OAB-MT, o II Seminário “Paremos a LGBTfobia – Promoção e Proteção à Cidadania LGBTI”. O evento visa discutir políticas públicas com as instituições e entiddes participantes. 

De acordo com o coordenador de Promoção de Diretos Humanos, Cristian Fernandes, a iniciativa é uma extensão do primeiro evento realizado que discutiu o tema no âmbito universitário. “Ampliamos essa discussão e, nesta edição do Seminário vamos tratar com as lideranças ações que visam diminuir o preconceito com a classe”. Ele ressalta que o papel fundamental na garantia e a promoção de direitos para população LGBT está no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos.  

“O tema é de extrema relevância, considerando que a cada 16 horas no Brasil, é registrado pelo menos uma vítima LGBT. Entre 2011 a 2019 foram contabilizados 4.422 mortes relacionado a LGBTfobia. Em Mato Grosso, foram cerca de 15 homicídios motivados por homofobia em 2018”. Conforme ele, é importante que a rede de atendimento incorpore ao trabalho social realizando a prevenção ao rompimento dos vínculos familiares que frequentemente acompanham a trajetória de vida da população LGBT.

Data contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.